Seguidores

domingo, maio 01, 2011

Dia da Mãe














Hoje comemora-se o Dia da Mãe. Não consegui ter a minha cá em casa para partilhar o almoço, mas tive a minha "mãe na lei" à qual dediquei a refeição de hoje, apesar de não ser a única mãe à mesa.
Para completar a ideia deste dia, no centro da mesa alva e despojada, coloquei uma imagem da minha devoção, a Senhora do Ó. Figura da iconografia religiosa que acho mais bela e que faz todo o sentido hoje e sempre.

Para ir petiscando, umas mini salsichas de cocktail que assei no forno com molho de soja e mel, das quais não há registo fotográfico. Já nem devia referir o pão de alho. Mas lá estava ele, com o sucesso do costume.

Depois, a minha sopa do mar que também já é obrigatória e da qual não consigo fugir.

Seguiu-se um tártaro de salmão com pepino, inspirado na receita da Mafalda. Com alterações significativas, sobretudo no aproveitamento que fiz do pepino, a que juntei tâmaras picadas e fiz um segundo pote. Na ausência de limas, usei limão, da mesma forma que não tendo cebola vermelha, usei cebola vulgar, preferi iogurte grego ao queijo que ela sugere. Não sei se alterou muito a receita inicial, mas agradou-nos o resultado final e isso é o que interessa. O importante é ter um ponto de partida inspirador. O princípio do tártaro é sempre o mesmo, portanto...

Seguiu-se lombo de peru recheado com tâmaras frescas e alcaparras, muito semelhante ao que fiz aqui. Acompanhei com batatinhas novas, cozidas no vapor e depois salteadas numa redução de azeite com tomate seco e tomilho. Confesso que tinha comprado agriões no mercado para uma salada, mas tive preguiça de última hora e já não a preparei.

Para concluir, uma sobremesa da convidada principal. Uma espécie de triffle, muito fresco e saboroso.

Também sou mãe e recebi das minhas filhas presentes gourmet. Da L. uma caixa com bolachinhas feitas na escola com a palavra mãe. Especiais! Da F (via pai) uma caixa A Vida é Bela com uma experiência gourmet que ainda vou seleccionar. Estou entusiasmada com as hipóteses.

Sem comentários: