Seguidores

segunda-feira, maio 16, 2011

Jantar para uma rainha... e o seu rei


















A pequena L. andava há imenso tempo a pedir para a L. ir jantar lá a casa. Além de passar o dia com ela na escolinha, pontualmente também é a babysitter. Merecia sem dúvida, mas nunca se tinha proporcionado. Foi ontem!

Quando a L. chegou disse que a mesa parecia preparada para receber os reis. Exagero claro! Mas para mim ela é mais importante que a rainha de um qualquer reino, ela cuida diariamente da minha princesa, merece uma mesa condigna. Por isso, para ela e o seu "rei", um jantar um bocadinho especial, sem talheres de prata mas com alegria e dedicação.

Para início, uma entrada ao jeito italiano, com pão de alho e uma salada de queijo mozarella de bufala e tomate, temperada com oregãos e azeite.
Depois, pimentos recheados com cuscuz e salteado de bacon, cogumelos e aipo, com queijo mozarella gratinado.
Prato principal com duas opções: vitela ou peru. Rolos de carne no forno, o meu melhor amigo para estas ocasiões. Na versão de vitela, recheei com salsicha fresca picante, azeitonas e ameixas, para ter um recheio picante, ácido e doce. Esteve no forno cerca de duas horas, regado com azeite e vinho do porto a cerca de 175º. O peru foi recheado com damasco e ameixas. O mesmo tempo, à mesma temperatura.
Acompanhei batatas novas assadas com azeite, sal e tomilho.
A sobremesa foi feita pela L. Uma explosão doce de natas e caramelo com pinhões. Houvesse espaço...
Acompanhámos a refeição com um espumante rosé da Quinta dos Cozinheiros. Também o usei para a sangria de frutos vermelhos.

A noite correu rápido e foi muito divertida. A L. pequena já pergunta quando regressa a L. grande. Um dia destes. E quem sabe, da próxima com a R. para ser uma noite só de rainhas!

3 comentários:

Quinta dos Cozinheiros disse...

Zero comentários a um post tão delicioso?!
Lindo por tudo: texto, fotos, a deliciosa comida, a intenção do jantarinho, os nossos vinhos.
Quando seremos nós os privilegiados? Os Quinta dos Cozinheiros levamo-los nós... a condizer com o menu que vão fazer, claro.
Mas o contrário também se aplica: quando teremos o grande prazer de vos poder receber lá em casa, poderem ver de onde vêm esses vinhos que vos acompanharam e por que gostaram tanto deles?
Lá vos espero, sim? Ansiosa.
Graça Mendonça

guida c disse...

Depois de tão elogioso comentário, como posso não a convidar para a nossa mesa?! ;) Brevemente!

Sophy disse...

A Quinta dos Cozinheiros visitou o teu espaço???!!!!

Tenho que colocar a indicação dos vinhos nas minhas próximas resportagens... pq na nossa mesa tb se bebe Quinta dos Cozinheiros...

Quando na tua mesa tiveres tão ilustres convidados vamos ter uma ementa soberba para visitar com toda a certeza...

Aproveita e pede que sejam eles a levar a bebida... que seja "utopia"...