Seguidores

sábado, maio 07, 2011

Work in progress III







Há já algum tempo que não faço pão. Não me tem apetecido. Até já me tinha esquecido como pode ser relaxante amassa-lo. Deixar a massa repousar e voltar a ela. Descobri-la a crescer, para se transformar num dos alimentos mais básicos de sempre, mas ainda assim incontornáveis, pelo menos cá em casa.

Como ontem tinha começado a sangria de frutos vermelhos, lembrei-me de uma embalagem de farinha para pão com mirtilos que tinha comprado naquela loja sueca.
Comecei por misturar a farinha com o fermento e juntar a água quente. Mas acho que nesta fase comprometi todo o processo. A água estava demasiado quente.
Depois trabalhei a massa 10 minutos, segundo indicações da embalagem. Ficou a levedar meia hora, sob um pano. Depois amassei e moldei dois pães. Coloquei no tabuleiro mais meia hora sob o pano. Passado esse tempo, pincelei com água e passei com uma faca afiada, imprimindo golpes diagonais. Foi ao forno na prateleira baixa do forno, a 200º, cerca de 35 minutos. Têm bom aspecto, mas não sei se terão boa consistência.
Logo se verá!

1 comentário:

Sophy disse...

Tb adoro fazer compras nessa loja... principalmente comprar as almondegas... Fiz pão com chourição... para um lanche depois de um passeio desgastante de moto4...