Seguidores

terça-feira, maio 31, 2011

Queques de limão e sementes de papoila



Hoje o jantar não ia levar tempo nenhum na preparação. Por isso acedi ao pedido da L. e fizemos uma fornada de queques. Amanhã teremos de distribuir porque cá por casa os desejos rapidamente ficam saciados e os queques acabam rijos e fora de prazo.
Não me apetecia repetir nenhuma das receitas já feitas. Lembrei-me de espreitar a Leonor, mas como sempre, as receitas dela são muito elaboradas, de verdadeira profissional e eu não tenho paciência para doçaria.
Ainda assim, os muffins de limão e sementes de papoila dela despertaram-me a atenção. Peguei nesses dois ingredientes e contornei o resto. Nada de manteiga nem as quantidades de farinha e afins que ela indica. Inventei um pouco e ficaram como eu gosto: pouco doces. Não são de facto queques para gulosos!

O que usei:
1 chávena farinha integral
1 chávena farinha com fermento
1/2 chávena açúcar
3 ovos pequenos
1/3 chávena óleo vegetal
1 embalage m queijo fresco
raspa de 1 limão grande
sumo de meio limão grande
2 colheres de sobremesa de sementes de papoila

Como fiz:
Aqueci o forno a 180º. Forrei o tabuleiro com formas de papel.
Peneirei as farinhas. Juntei o açúcar. Envolvi os ingredientes líquidos. Juntei aos secos sem mexer muito. Usei a colher de gelado para distribuir pelas formas. Levei ao forno cerca de 25 minutos. Deixei arrefecer na grelha.

Sem comentários: