Seguidores

quinta-feira, maio 12, 2011

Queques de maçã e noz





Continuo a explorar o último livro da Nigella.
Ela é aficionada de queques e eu também. Não tanto de os comer mas muito de os preparar. Porque o processo é sempre simples e rápido.
Desta vez inspirei-me na receita que ela apresenta de Queques de Maçã e Amêndoa. Sendo que troquei as últimas por nozes por ter bastantes na despensa. No original usa açúcar amarelo, de que gosto tanto, mas com a conversa com o G. durante a execução distrai-me e agarrei o branco. Contudo, apesar destas trocas, considero que das várias receitas de queques e muffins que já experimentei, e já foram muitas, estes estão seguramente no top 3!

O que usei:
250g farinha sem fermento
2 colheres chá fermento
2 colheres chá canela em pó
3 ovos (2 no original)
100 g açúcar (125g no original)
125 ml óleo vegetal
125ml mel
60 ml iogurte natural
2 maçãs cortadas em pedaços pequenos
125 g nozes partidas grosseiramente (amêndoa no original)

Como procedi:
Liguei o forno a 200º. Forrei o tabuleiro com formas de papel.
Numa taça envolvi os ingredientes secos, reservando metade das nozes, da canela e uma colher de açúcar amarelo para a cobertura. Noutra taça envolvi os ingredientes líquidos sem bater muito. Depois juntei tudo. O segredo, segundo a Nigella, para um queque macio é não bater demasiado a massa.
Depois, com o colher de gelado, distribui pelas formas e polvilhei com a mistura das nozes com canela e açúcar. Levei ao forno cerca de 20 minutos. Deixei arrefecer na grade 5 minutos e depois atacar ainda mornos!

Sem comentários: