Seguidores

terça-feira, maio 03, 2011

Os queques da Nigella



Não resisto a um livro da Nigella. Gosto da maneira despreocupada e despretensiosa com que ela encara a cozinha. A cozinheira que ela é fascina-me. A cozinheira propositadamente e não a chef. É sobretudo essa comida comum que ela prepara, do quotidiano, que me interessa. Porque mesmo sendo a de todos os dias, não tem de ser desinteressante ou pouco sofisticada. Mas não é preciso um dicionário para descobrir o que se está a comer.
Com isso não quero dizer que não me interessam descobertas gastronómicas e gourmet, nada disso. Acho óptimo treinar o palato, descobrir texturas, aromas, produtos diferentes. Não tem é que ser sempre assim, ou ser tão exótico que seja uma confusão.
Less is more!

Depois deste extenso preâmbulo, fica a receita de queques de banana e chocolate do último livro da Nigella nas nossas livrarias. Aproveitei os pontos acumulados, mais uma promoção daquelas que apanhamos sem contar e saiu-me por menos de metade do preço. Duplamente feliz com a aquisição!


O que usei:
3 bananas (que tinha congeladas)
125 ml de óleo vegetal
2 ovos biológicos
100 g de açúcar amarelo
225 g farinha sem fermento (usei integral)
3 colheres de sopa de cacau em pó peneirado
1 colher de chá de bicabornato de sódio

Como procedi:
Pré-aqueci o forno a 200º e forrei o tabuleiro com as formas de papel que estão a acabar cá por casa. Esmaguei as bananas, juntei o óleo, seguido dos ovos e do açúcar. Noutra taça misturei a farinha, o cacau, o bicabornato e juntei esta massa batendo levemente na mistura da banana. Com a colher de gelado enchi o tabuleiro. Levei ao forno cerca de 20 minutos. Deixei 5 minutos a arrefecer antes das meninas deixarem o chão da cozinha com padrão dálmata.

Sem comentários: