Seguidores

segunda-feira, abril 04, 2011

Um tributo aos produtos da terra (da V.)





O jantar de hoje foi um tributo à minha amiga V. por todos os produtos maravilhosos que me trouxe do seu Alentejo. E acho que vou continuar pela semana fora, até se esgotarem todas as possibilidades que eles oferecem.
Assim, para acompanhar o peixe espada simplesmente grelhado, preparei um arroz de acelgas e abóbora. A combinação dos dois ingredientes foi feliz. As acelgas são tenras como os espinafres, mas com um sabor muito mais suave. A abóbora sabe-me sempre bem, seja assada, cozida, grelhada, estufada, ou salteada como fiz para o arroz. O mesmo procedimento com as acelgas cortadas em pedaços pequenos, a que depois juntei o arroz e duas medidas e meia de água. Para temperar, apenas sal e uma folha de louro seca.
Salpiquei o peixe com coentros vindos do mesmo sítio. (Os coentros estão inconfudivelmente associados à gastronomia alentejana).
Fiquei com a certeza que tivesse eu tempo para um risotto, e o resultado era um prato que se bastava a si próprio. O que vale é que tenho meia abóbora (gigante) para estas e outras experiências.
Depois destas dádivas tão generosas, o que tenho para oferecer é mesmo a transformação dos produtos numa refeição e ser anfitriã. Assim será!

Sem comentários: