Seguidores

quarta-feira, abril 20, 2011

uma canção de embalar celta




Griogal Cridh'                                                                Amado Griogal


Moch maduinn air Latha Lùghnasd                        Manhã cedo, no dia de Lugh (1)
mi sùgradh mar ri m’ ghràdh;                                    Eu brincava com o meu amor;
ach mu’n d’thàinig meadhon latha,                         Mas ao meio-dia
bha mo chridhe air a chràdh.                                   O meu coração estava ferido.


‘S iomadh oidhche fhliuch is thioram,                    Muitas noites, húmidas e secas,
sìde nan seachd sian,                                                debaixo de sete tempestades,
gheibheadh Griogal dhomh-sa creagan                 Griogal encontrava-me uma gruta
ris an gabhainn dìon.                                                onde me abrigar.


Cúrfa                                                                                     Refrão


Òbhan òbhan òbhan iri, òbhan iri ò
Òbhan òbhan òbhan iri,
‘s mòr mo mhulad ‘s mòr.                                          Grande é a minha dor, grande.


Nuair ‘bhios mnathan òg a’ bhaile                           Quando as jovens esposas da aldeia
‘nochd nan cadal sèimh,esta noite                           dormem profundamente,
‘s ann bhios mis’ aig bruaich do lice                        Eu estarei junto à tua sepultura
‘bualadh mo dhà làimh.                                               a bater as duas mãos.


Chaneil ùbhlan idir agam,                                           Não tenho maçãs,
‘s ùbhlan uil’ aig càch;                                 enquanto as outras têm todas as maçãs;
‘s ann tha m’ùbhal cùmhraidh caineal,                Mas a minha maçã é doce e perfumada,
‘s cùl a chinn ri làr.                                                e tem a cabeça pousada no chão.

2 comentários:

guida c disse...

Que saudades da ilha esmeralda...

Paulo Agostinho disse...

Da maneira que aquilo anda por lá, a julgar pelos jornais, vão ser os irlandeses a dizer essa frase mais vezes. O surto de emigração já recomeçou. Pode ser que com ele voltem as boas canções. Mas também não foi por falta de aviso. O lado bom da coisa, pode ser que baixem os preços e se torne mais acessível viajar para lá.