Seguidores

segunda-feira, abril 25, 2011

Sem cravos, só estreménias


























Já houve tempos em que este feriado me era particularmente querido. Sim já houve! Mas desta vez não tive cravos na mesa :)


Não passei a manhã na cozinha, mas preparar o peito de pato de acordo com o que vi no Master Chef ainda leva algum tempo. Mas quase não dá trabalho. Mais uma vez, é uma tarefa essencialmente do forno. E essa é quase sempre a minha "bengala" quando tenho mais comensais à mesa.


Porque já é um hábito e porque sabe sempre bem, pão de alho, a versão calórica com mozarella. Também húmus que tanto me agrada e que me serve sempre de complemento à refeição seguinte.


Uma pasta de ovos com alcaparras. Nada de muito elaborado. Apenas um pouco de maionese para envolver as gemas desfeitas, as alcaparras picadas e os coentros da mesma maneira. Um pouco de mostarda e pimenta.


Prato principal, o dito pato, acompanhado de batata nova assada. Procedimento básico: lavadas, cortadas em fatias grossas, envoltas em azeite, sal e tomilho. Assadas lentamente no forno quente. Cozi ervilhas e couves de bruxelas que depois salteei em chouriço caseiro e tâmaras. Assei o pato de acordo com o procedimento deste episódio do MasterChef Australia. Todos gostaram muito.


Para terminar a refeição, umas tarteletes de amêndoas e chocolate com sorbet de limão, para diminuir a doçura. À base de massa folhada, acrescentei o creme feito com duas gemas de ovos, uma colher de sopa de açúcar, as claras batidas em castelo, um pacote de natas frescas e amêndoas de chocolate misto partidas grosseiramente.


E viva a Revolução!


Sem comentários: