Seguidores

segunda-feira, agosto 27, 2007

Red Bull Air Race no Porto/Gaia...a não perder


De acordo com a organização, são esperadas entre 400 e 600 mil pessoas, que vão assistir às acrobacias nas duas margens do Douro.
«A experiência diz-nos que a tendência é as pessoas ficarem espantadas com o que vêem», avançou Fernando Figueiredo.
«Uma grande preocupação é a busca e salvamento de pessoas que possam cair à água, tanto espectadores como participantes. A Autoridade Marítima estará preparada para o resgate», garantiu o comandante operacional do distrito do Porto, Teixeira Leite, hoje de manhã, em conferência de imprensa.
Sobretudo nos dias 31 de Agosto (qualificação) e 1 de Setembro (provas), as autoridades estarão atentas às pressões nas margens do rio.
A navegação estará interdita, no horário dos voos, e será impedido o acesso a todos os cais e mesmo às embarcações ancoradas.
A partir da zona com maior afluência, existem corredores de segurança e vias que vão ser cortadas ao trânsito para garantir uma fácil evacuação. Mas o controlo não se limita às zonas ribeirinhas.
Todos os acessos à região Norte estão a ser monitorizados pelas autoridades. Se o trânsito exigir, a GNR vai encaminhar os automobilistas que tentam entrar na cidade para locais com capacidade de estacionamento.
Fernando Figueiredo aconselha as pessoas que vêm de longe a fazê-lo na véspera. Entretanto, todos os hotéis do Porto estão com a lotação esgotada para esse fim-de-semana.
As autoridades recomendam a utilização dos transportes públicos. Nesse sentido, a CP, o Metro do Porto e a STCP vão reforçar os serviços.
Na próxima semana, vão ser distribuídos panfletos com informação sobre todos os meios de auxílio disponíveis. Está, por exemplo, prevista a actuação no caso de uma criança se perder. «Existem psicólogos que ajudam os pais ou a criança a lidar com o pânico até ao aparecimento», explicou Isabel Oneto.
Tudo está a postos para receber o maior evento do ano, mas Fernando Figueiredo realçou que «o Red Bull Air Race vai na 28ª etapa sem registar um único acidente».
Fonte: Jornal "Sol"

Sem comentários: