Seguidores

terça-feira, agosto 14, 2007

ministério do vazio

"Esta técnica de criar ilusões e de empolar a realidade tem reflexos mais graves noutros campos que não se traduzem em números. Neste ponto, o estado da Nação está muito pior do que parece.
Veja-se o que se passou recentemente com o Governo a contratar crianças para figurar num evento em que se anunciava a distribuição de computadores pelas escolas.
É um caso cuja gravidade é ainda maior por se tratar de uma iniciativa do Ministério da Educação em que os princípios e valores deviam ser preocupação dominante em toda a sua acção.
É uma instituição com a responsabilidade de formar e, como tal, devia dar o exemplo e atribuir mais importância aos conteúdos e aos valores do que às aparências.
O Ministério da Educação não pode fomentar a cultura do "faz-de-conta", mas a da verdade.
Este estilo teatral de comunicar com os cidadãos faz com que acabada a representação, caia o pano e reste o vazio.
"
Manuela Ferreira Leite, Expresso
*
Manuela F. Leite esquece-se que já não está no min.edu., infelizmente. Com a actual ministra e o seu bando, os princípios e valores nunca são a preocupação dominante. Precisamente o contrário. Importa a estatística, a poupança e os ódios pessoais das criaturas em relação aos professores que 'tutelam'. É natural que, no fim, reste o tal vazio, pois vazio é também o ponto de partida.

Sem comentários: