Seguidores

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Servir amizade à mesa







Um jantar a meio da semana com amigos é um verdadeiro balão de oxigénio. As crianças deitam-se um pouco mais tarde, a máquina da louça faz dois programas, as costas estão ligeiramente doridas porque se esteve um pouco mais tempo de pé na cozinha, mas no final de tudo, há um sorriso que teima em permanecer. Tudo porque se serviu à mesa, doses generosas de amizade, cada um a seu modo.
Chamei a este jantar de ontem "Jantar Posterior a S. Valentim", mais a título de brincadeira com as comemorações da véspera, mas podia muito bem ser "Jantar Gosto de Estar com Vocês Porque me Inspiram". Porque de facto este amigos contribuem diariamente para eu dar importância ao que realmente merece.
Para ir petiscando tinha umas azeitonas caseiras da feira do Louriçal, muito amargas, segundo as crianças, mas para mim aquilo é que são azeitonas. Preparei uma pasta de atúm e uma manteiga de ervas.
Aproveitei a grande panela de sopa da véspera e servi-a. Porque não há lugar a desperdícios e porque não tive tempo de preparar outra. Mas para a próximo faço um creme de couve flor com amêndoas torradas porque o H. é grande apreciador.
Para entrada, segui uma sugestão da Mafalda Pinto Leite. Um camambert embrulhado com frutos silvestres. Ela faz com amoras. E uma salsa tropical, que também não segui exactamente como ela. Apesar de gostar mais de limas, do que limões, usei estes, mas acho que também resulta muito bem. O contraste do doce do folhado com a frescura da salsa é maravilhoso.
Para prato principal, um empadão de frango, para não defraudar ninguém, com a receita do costume, a que acrescentei cogumelos. Acompanhei com uma salada de rúcula e agriões, com maçã assada envolta em presunto e um vinagrete de mel, também inspirada na Mafalda.
Tal como aparece na ementa, a convidada trouxe uma surpresa doce. E que surpresa! No seguimento da entrada, terminámos a refeição com os mesmo protagonistas: frutos silvestres. Um trifle fantástico que nos deixou a todos com a sensação de que temos de repetir ;)

2 comentários:

João Remelgado disse...

Não sobrou nada? :)

sex shop disse...

Muy bonitas fotos, sabes que eres bueno para cocinar, pronto desea salud