Seguidores

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Granôla




No último livro da Mafalda Pinto Leite vem uma receita de granôla que me chamou imediatamente a atenção. Fui adiando a execução porque na minha despensa não constavam arandos secos nem gérmen de trigo. Fui às compras. Não foi difícil encontrar o gérmen, mas os arandos... Ora esse é um dos poucos inconvenientes de morar na província. Por vezes é difícil encontrar alguns produtos que nas cidades maiores se encontram facilmente. Como eu gostava de ter um super-mercado destes por aqui! Não que o sítio do costume não seja o suficiente. Mas arandos... enfim! Felizmente a própria autora deve ter tido isso em consideração e dá mesmo a ideia que esse é apenas um ingrediente que pode vir a encontrar e a acrescentar à receita!
Ao pequeno almoço adiciono agora todas as manhãs, uma taça com duas colheres de sopa bem cheias de granôla, com iogurte natural e fruta. Ainda só experimentámos com morangos e pêras. A textura é muito agradável sem ser demasiado crocante nem doce.
Um frasquinho vai seguir para o norte este fim-de-semana.
O QUE USEI (exactamente as proporções do livro da Mafalda):
500g flocos de aveia
1/2 chávena amêndoas laminadas
1/4 chávena sementes sésamo
1/2 chávena gérmen de trigo
1/2 chávena coco ralado
1/2 colher de chá de flor de sal
1/2 chávena óleo girassol
1/2 chávena mel
1/3 chávena água
1 1/2 colher chá essência de baunilha
1/2 chávena arandos secos (não usei)
COMO FAZER:
Liguei o forno a 140º.
Numa taça juntei os ingredientes secos e envolvi. Noutra, os ingredientes líquidos. Depois envolvi tudo e coloquei em dois tabuleiros, numa só camada. Levei ao forno. Depois de 10 minutos agitei. E fui fazendo esse processo em intervalos de 30 minutos. Ficou cerca de 1.30h no forno. Depois de arrefecido, guardei em frascos herméticamente bem fechados.

2 comentários:

Sophy disse...

Eu posso confirmar que está muito boa a tua Granôla...

guida c disse...

Comemos todos os dias ao pequeno-almoço. Hoje foi com o iogurte e banana. Acho que vou ter de fazer muito em breve nova dose ;)