Seguidores

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Creme de curgete


A curgete não é um legume nem vegetal, mas sim um fruto da família das cucurbitáceas, tal como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora.
Considero um produto muito versátil, não usando apenas na sopa, mas em estufados, grelhados e assados. Nada se compara a umas tenrinhas curgetes do quintal da Z., cortadas longitudinalmente, em fatias finas e grelhadas na chapa, apenas com a zeite, flor de sal e uns raminhos de tomilho.
Mas desta vez foi para um creme macio e aveludado. O procedimento é semelhante a todos os cremes, quebrando inicialmente uma cebola e dentes de alho em azeite. Acrescentando depois a curgete e uma cenoura para equilibrar. Para tornar esta sopa intensamente nutritiva e saborosa, utilizei o caldo onde cozi galinha caseira com um ramo de diversas ervas. Momentos antes de desligar o lume, acrescentei um bom ramo de salsa, para intensificar todos os sabores, umas pedras de sal e um pouco de pimenta moída na altura. As ervas aromáticas devem ser acrescentadas no limite da confecção dos pratos, para não perderem as suas características. Deixei repousar uns minutos e depois passei tudo com a varinha até obter o creme mais sedoso.

Sem comentários: