Seguidores

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Jantar sem corações ou ursos de peluche




O jantar do dia de S. Valentim lá em casa não incluiu troca de presentes, nem coraçõezinhos ou ursos de peluche amorosos made in China. Contudo, a ementa poderia ser de comemoração, porque a comida, na minha opinião, era bonita. Mas o meu lema é procurar fazer que cada refeição seja uma celebração, mesmo que a data não tenha nada de comemorativo. Conseguir reunir a família à mesa, com alegria e amor é só por si um acto solene. Por isso, este jantar poderia ser em qualquer dia da semana.
Para começar, tinha um creme de chuchu e grelos de nabo, muito perfumado com salsa. Depois aproveitei os últimos espargos que estavam no frigorífico e umas limas há muito a chamar por mim. O resultado foi este. Um bocadinho minimalista é certo, o que muito se adequou à hora tardia a que foi servido.
O QUE USEI (espargos):
espargos
fatias finíssimas de presunto
COMO EXECUTEI:
Cozi em água com sal os espargos cerca de 7 minutos. Envolvi-os nas fatias de presunto e levei à chapa até tostar ligeiramente.
O QUE USEI (peixe):
tranches de pescada
1 lima
1 banana
azeite
flor de sal
geleia de piri-piri
pimenta
tomilho
COMO FIZ:
Num prato de forno coloquei papel vegetal com tamanho suficiente para fechar o prato. No interior dispus as tranches acentes em rodelas muito finas de lima. temperei com pimenta, flor de sal e geleia de piri-piri. Reguei com um fio de azeite e coloquei sobre cada pedaço de peixe, uma fatia de banana com folhas de tomilho. Tapei com o papel vegetal e levei ao forno a 200º, cerca de 20 minutos.
Servi com os espargos, tudo regado com sumo de lima.

2 comentários:

Sophy disse...

Mas que belo jantar!!!

guida c disse...

Parece-me que o teu foi melhor!