Seguidores

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Um chili que não provei e tudo o resto






Segundo a L. o sábado ia ser muito festivo, com três festas: convidados, fazer bolachas e noite em casa da C. para nós podermos ir ao teatro. Falhámos nas bolachas. Tudo o resto concretizou-se.

Com seis adultos e duas crianças para almoçar, tinha de preparar algo que me permitisse desfrutar da companhia e não ficar agarrada à banca da cozinha. Chili, como fazem o Jamie e a Nigella, e que se pode começar na véspera à noite.

Em alternativa, repeti os filetes de peixe enrolados, desta vez com pêra e gambas. Para aperitivos, húmus com pickles e queijo de cabra envolto em mel e frutos secos, de acordo com a sugestão do Chef Henrique Sá Pessoa, no seu programa ingrediente secreto. Aproveitando um pouco esta última sugestão, fiz uma pequena tarte folhada, com cebola doce caramelizada e cogumelos, servida com uma salada de rúcula selvagem e beterraba, generosamente regada com azeite e vinagre balsâmico.

Fazer o chili foi uma aventura, porque como não como vaca e (pouco) porco, não consegui provar o tempero. Mas acho que gostaram.

O QUE USEI (tarte folhada com queijo de cabra):

queijo de cabra

massa folhada

cebola doce

açúcar mascavado

cogumelos selvagens

frutos secos

tomilho

azeite

COMO PROCEDI:

Cortei a massa com um molde circular. Marquei um círculo mais pequeno no interior por forma a massa subir nas bordas. Coloquei no interior uma camada de cebola doce caramelizada com açucar mascavado, seguida de outra camada de cogumelos salteados em azeite com tomilho. Cortei o queijo de cabra em rectângulos e envolvi-os numa mistura de avelãs e amêndoas trituradas. Foram ao forno cerca de 15 minutos até a massa ficar estaladiça e os frutos tostados.

O QUE USEI ( para o chili):

400g carne porco picada

400g carne vaca picada

feijão manteiga (não pesei nem medi, foi a quantia que achei conveniente)

2 latas de tomate sem sementes

1 alho francês às rodelas pequenas

1 pimento vermelho cortado em cubos

2 cenouras pequenas cortadas em cubos

1 cebola picada

1 malagueta vermelha

sal

paprica

cominhos

pimenta

coentros frescos

alho

azeite

COMO PROCEDI:

Na véspera à noite iniciei a confecção do chili (como sugere a Nigella). Num tacho coloquei a cebola picada com azeite e alho. Deixei quebrar e acrescentei as especiarias e a malagueta. Depois a carne. Quando esta ganhou cor, acrescentei os vegetais. Deixei alourar um pouco e juntei o tomate. Finalmente acrescentei o feijão, previamente cozido. Envolvi bem e deixei em lume brando cerca de 15 minutos.

No dia seguinte, cerca de três horas antes de servir, coloquei o tacho, destapado, dentro do forno a cerca de 180º. Ficou a apurar durante esse tempo, verificando regularmente para mexer e verificar se havia necessidade de acrescentar água. Nunca ficou seco ao ponto de acrescentar qualquer líquido, mas convém ficar atento.

Servi com arroz branco vaporizado.

Uma das convidadas trouxe a sobremesa. Um trifle muito fresco com frutas da época e morangos.

A acompanhar toda a refeição, um dos meus vinhos preferido do Douro: um tinto Duas Quintas que nunca defrauda ninguém.

Sem comentários: