Seguidores

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Com muita vitamina c

Nos dias em que a L. tem ballet sai mais tarde e fica difícil fazer qualquer coisa na cozinha que exija tempo. E ela queria muito fazer bolachas. Com moldes. Não pode ser. É preciso juntar os ingredientes e deixar a massa pelo menos uma hora no frigorífico. Não. Tem de ser algo mais rápido. «Queques mãe? Podem ser queques? Quantos ovos posso partir?» Ups! Só um! Vamos então aos queques.
Gosto sempre das sugestões de queques da Nigella. Vamos tentar uns que nunca tenhamos feito. Temos laranjas do quintal da avó N. Por isso, queques de laranja, aproveitando a desculpa da vitamina C. São pouco doces, o que é agradável ao pequeno almoço. Estamos decididas, avancemos.
O QUE USEI:
250 farinha com fermento
75 g manteiga sem sal
70 g açúcar branco
75 g amêndoa laminada
1 ovo
100 ml leite
150 ml sumo de laranja
raspa de 1 laranja
1/2 colher chá bicabornato de sódio
1 colher chá fermento
COMO FIZ:
Pré-aqueci o forno a 200º. Derreti a manteiga e deixei arrefecer. Numa taça grande juntei a farinha, o açúcar, a amêndoa, a raspa da laranja, o bicabornato e o fermento. Envolvi bem. Noutra taça, juntei o leite, o sumo, o ovo e a manteiga já arrefecida. Bati e depois fui adicionando a taça com os ingredientes secos, mexendo com um garfo, apenas para envolver. Segundo a Nigella, os queques querem-se pouco batidos. Estes ficam ligeiramente grumosos. Utilizei a bendita colher de gelado para colocar a massa no tabuleiro já com formas de papel e deixei a assar cerca de 20 minutos. Retirei e coloquei na grelha para arrefecer. Segundo a autora, não devem arrefecer muito, porque a seguir é para devorar. Eu sou mais contida! Comi um e outro no pequeno almoço de hoje. São muito perfumados, graças à laranja.
Bem sei que hoje não vou ter desculpa para não fazermos bolachas!

Sem comentários: