Seguidores

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Filetes de peixe embrulhados em ananás e gengibre



Eu gosto mesmo de estar na cozinha, de preparar as refeições para a família e para amigos. Sentir que ficam agradados com o que comem, que há ali um momento de alegria. Partilho no meu dia-a-dia essa felicidade na cozinha com duas ou três pessoas. Amigos que também falam de comida com alegria, com entusiasmo, com curiosidade...
Uma delas é a S. (que entrou no meu quotidiano recentemente) e a quem me apetece logo de manhã contar o que foi o jantar da véspera, ou então ao final do dia dizer-lhe o que vou preparar quando chegar a casa.
Curiosamente foi a comida que nos aproximou, mas tenho descoberto nestas pequenas conversas diárias muitos mais interesses em comum. Falamos da substância da vida. Acho que é isso. E sou muito grata por essa partilha.
Mas vamos lá ao jantar de ontem.
Tinha a mana para jantar e queria dar-lhe algo saudável mas com sabor. Começámos com um creme de ervilhas com alho francês e bastante hortelã e depois peixe. Apostei no gengibre e nas sementes de papoila e foi este o resultado:
O QUE USEI:
filetes de pescada
fatias de ananás
gengibre fresco ralado
ramos de tomilho
azeite
flor de sal
COMO PROCEDI:
Em cada filete coloquei flor de sal, gengibre ralado e duas fatias de ananás. Dobrei e prendi com palitos. Coloquei na assadeira forrada com papel vegetal e salpiquei com ramos de tomilho e reguei com azeite. Levei ao forno cerca de 20 minutos a 200ª.
Servi com couve cortada em juliana salteada em azeite e puré de batata salpicado com sementes de papoila.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia! Gostava de saber onde se pode comprar gengibre na Figueira ? MéL

guida c disse...

Olá!
Eu compro o gengibre fresco sempre no sítio do costume, Pingo Doce de Buarcos. Encontra-se na secção das frutas e legumes, junto das cebolas, alhos e batatas.