Seguidores

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Assado com pão alentejano





Parte do jantar de ontem resultou da generosidade de uma amiga. A V. foi ao seu alentejo no fim de semana e trouxe coisas maravilhosas, algumas que por cá não se encontram, tal como o pão alentejano. Generosamente deu-me uns sacos bem recheados, nos quais constavam uns grelos de couve bem fresquinhos.
Chego a casa e recordo-me de uma receita da Mafalda. Um assado de pão com espinafres e fiambre. Espinafres só tenho congelados, fiambre (quase) nunca consta no frigorífico. Mas vamos dar a volta. Tenhos os grelos a que posso dar uma fervura e cortar pequenino. Também ainda estão por lá duas linguíças. Troco o fiambre sem problemas.
Gostei muito do resultado, e foi o suficiente para completar a sopa do início.
O QUE USEI:
pão alentejano
2 tomates
grelos de couve fervidos
2 linguíças
5 ovos caseiros
1 chávena de leite
100 g de queijo feta
sal aromatizado da G.
pimenta
COMO FIZ:
Pré-aqueci o forno a 180º. Untei com azeite um prato de forno. Cortei o pão em fatias e coloquei no prato com a côdea virada para baixo. Nos intervalos dispus os grelos, o tomate cortado em fatias e a línguiça. Esfarelei o queijo feta por cima. Numa taça, bati os ovos com o leite e temperei com sal e pimenta. Cobri todo o prato e levei a assar cerca de meia hora.
A repetir!

1 comentário:

Sophy disse...

O pão alentejano é uma verdadeira tentação!!! E tu elaboraste uma bela refeição com ele!!!