Seguidores

domingo, fevereiro 27, 2011

Olhai os lírios que vieram do campo





Gosto de plantas e flores mas não sei cuidar delas. Não tenho esse dom, ou jeito, ou vocação... A única coisa que sobrevive cá em casa são cactos. Tudo o resto morre! Ou por falta de água, ou por excesso da mesma. Ou porque não converso com elas. Há quem diga que conversa com as plantas e que elas gostam. Nunca tentei, até porque seria um monólogo, e para monólogo já me basta o que tenho com algumas pessoas que me rodeiam ;)

Mas adoro flores e nas jarras lá se vão aguentando. Aprecio particularmente as flores campestres, como estas que vieram do jardim da Z. e que agora perfumam a minha cozinha para me despertar para a alquimia da culinária.

3 comentários:

Paulo Agostinho disse...

Segundo li recentemente, as flores em jarra necessitam dos seguintes passos:
1º água numa jarra (3/4 cheia)
2º colocar nutriente na água (não me recordo do nome, algo do género nitrato, mas não garanto)
3º retirar todas as flores ou folhas ou ramos que fiquem debaixo de água, porque alimentam as bactérias
4º cortar as extremidades dos caules que estejam secas (um corte na diagonal, cerca de 2cm)
5º não colocar a jarra junto de correntes de ar ou exposta a luz directa (acelera a degradação das plantas)
6º mudar a água diariamente e ir retirando as folhas e flores secas

Com o trabalho que dá, mais vale comprar a planta num vaso (e mesmo assim...)

Quanto aos monólogos, tenho-os diariamente com quatro dúzias de crianças. Parece que lhes faz bem, porque crescem a olhos vistos e (até ver) ainda não enveredaram pelo mundo do crime.

guida c disse...

Definitivamente não nasci para ter plantas e flores viçosas lá por casa. Que trabalheira.
Quanto aos teus meninos. No lugar deles também me bastava ouvir-te ;) Devem ter pudor de dizer disparates.

Paulo Agostinho disse...

Ah, mas disparates eles vão dizendo, quando quebram o monólogo. Exagero, claro, há os que falam bem. E tu também exageras. Não creio que eles me ouçam assim tanto :) (pelo menos quando olho para os testes sinto que alguns ouviram muito pouco ai ai ai)