Seguidores

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Tarte de cebola, espargos e linguiça





O programa Ingrediente Secreto do chef Henrique Sá Pessoa é muito inspirador. Apetece fazer todas aquelas sugestões, com ou sem alterações. Parecem-me sempre cozinhados possíveis de executar, mesmo para quem não tem muita experiência na cozinha.
A tarte que se segue vem no seguimento de uma que ele fez com cebola e chouriço. Optei na minha versão por acrescentar espargos verdes e trocar o chouriço por linguíça. Tal como ele, não uso natas nestas tartes, mas sim leite. Torna-se menos enjoativo e calórico.
Acompanhei com uma salada de rúcula, tomate e beterraba.
O QUE USEI:
1 base de massa quebrada
4 cebolas médias
2 dentes de alho
1 linguíça
5 espargos verdes
4 ovos caseiros
200 ml de leite
sal
pimenta
nóz moscada
azeite
COMO FIZ:
Numa frigideira coloquei a cebola cortada em meias luas finas e os alhos raspados a quebrar no azeite. Depois acrescentei a linguíça e os espargos cortados em pedaço pequenos. Deixei cozinhar cerca de 7 minutos. À parte bati os ovos com o leite e as especiarias. Antes de juntar ao preparado da cebola, deitei uma colher de sopa rasa de farinha envolvendo a cebola e os restantes ingredientes. Finalmente juntei os ovos e leite e deitei na forma com a base de massa quebrada. O forno já estáva quente, a cerca de 180º. Deixei cozinhar cerca de 25 minutos.

Sem comentários: