Seguidores

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

De volta ao cuscuz



Ao final do dia, quando desliguei o computador e enumerei mentalmente tudo o que tinha de fazer até à hora de sair de casa para assistir a uma tertúlia, calculei que tinha de ser prática e encontrar uma solução mega express para o jantar. Estáva em causa não falhar a promessa que tinha feito à L. na véspera. Faríamos bolachinhas. Mas antes disso, ainda tinha de passar na loja para comprar um presente de aniversário, ir buscá-la à escola, tratar de banhos, fazer sopa e o restante jantar e preparar a massa para as ditas bolachas.
Sou apreciadora de cuscuz. Pelo sabor e também pelo modo simples de preparar. Tinha inclusive feito o maior dos elogios a este acompanhamento à minha amiga S. que estava curiosa para experimentar.
Seja cuscuz. Vejo os legumes na gaveta do frigorífico e aproveito os bifes de frango que tinha comprado na véspera e que já não vou congelar. O resultado foi este: Frango e legumes temperados com limão e vinagre balsâmico, acompanhados de cuscuz com sementes e frutos hidratado com laranja.
O QUE USEI:
bifes de frango
curgetes
cenouras
cogumelos
pimentos vermelhos
cuscuz
passas de uva
amêndoas laminadas
sementes de papoila
sumo e raspa de limão
vinagre balsâmico
tomilho
flor de sal
azeite
COMO PROCEDI:
Cortei os bifinhos em cerca de 3 pedaços cada. Deixei a marinar em sumo e raspa de limão, tomilho, vinagre e sal. Cortei os legumes no ralador e temperei com sal e vinagre. Entretanto, numa frigideira anti-aderente, salteei o frango em azeite. Reservei numa taça tapada para não perder calor. Usei a mesma frigideira para os legumes. Aqueci água para hidratar o cuscuz. Acrescentei sumo de uma laranja na hora de servir, juntamente com as amêndoas, passas de uva hidratadas em água quente e sementes de papoila.
Os citrinos dão um aroma inconfundível, sobretudo se forem caseiros como estes.
Missão cumprida!
Olho para o relógio. Ainda dá tempo de fazer as bolachas!

1 comentário:

Sophy disse...

Eu comprei... mas cheguei muito tarde para experimentar... fica para o fim-de-semana!!!