Seguidores

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Do fim-de-semana







Ao domingo é dia de assados. Já era assim nas nossas infâncias e eu tento manter a tradição. Além disso, é sempre bom colocar umas assadeiras no forno e ir lendo o jornal na sala a levar chapadas de sol que entram pela janela. Levanto-me ocasionalmente para acrescentar um pouco de caldo e depois é o deleite. O melhor prato para preguiçar ;)
Como sempre que asso frango caseiro, dou uma prévia cozedura ao dito, com um generoso ramo de ervas aromáticas. O caldo, depois de coado, dá para juntar ao assado e eventualmente para outros fins.
Para acompanhar, umas batatas também assadas, mas em pratos diferentes, porque quero aromas diferentes. Se com a galinha apostei no alho, pimentão e louro, as batatas foram apenas polvilhadas com sal e raspa de um limão.
Numa frigideira salteei o repolho cortado em juliana, num pouco de óleo do frasco dos tomates secos. Foi o suficiente para a temperar.

Como não me sinto muito hábil nas sobremesas, e as que mais gosto levam muito tempo e cuidados na confecção, optei por cozer pêras e maçãs descascadas, em água perfumada com baunilha. Depois de bem escorridas, cobri com uma calda de chocolate negro que não defrauda ninguém.

Sem comentários: