Seguidores

domingo, janeiro 30, 2011

Um lanche ajantarado ou um jantar alanchado

Ao fim de semana os almoços tendem a ser mais tardios e demorados. Implica que todos os horários ficam um pouco alterados e depois o lanche e o jantar ficam muito próximos. Foi o que aconteceu no sábado. Por isso, quando chegou aquela hora de lanche tardio, resolvi fazer o jantar prematuro.
Com a colaboração da L. fiz uma fornada de muffins, metade doce a outra metade salgada. Com uma embalagem de tortilhas aberta, resolvi aproveitá-las com dois recheios diferentes. Com a sopa de grão de bico, bróculos e coentros, completámos a refeição. E soube bem!




O QUE USEI:

RECHEIO 1
2 tortilhas mexicanas
mostarda
tapenade de azeitona
azeitonas
fatias de bacon
cebolinhas em pickles
flor de sal
tomilho
queijo mozarella
azeite

RECHEIO 2
2 tortilhas mexicanas
ketchup
azeitonas
atum natural
azeitonas
flor de sal
oregãos
queijo mozarella
azeite

COMO PROCEDI:
Numa superfície dispus as tortilhas. Coloquei os recheios em cada uma das metades. Dobrei e pressionei ligeiramente. Pincelei com azeite e levei à chapa bem quente durante alguns minutos, virando em seguida. Servi com azeitonas temperadas com flor de sal, azeite e ervas.




O QUE USEI:
1 ovo
2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de natas frescas
3/4 de chávena de óleo vegetal

PARA A METADE DOCE:
2 colheres de sopa de açúcar
1 chávena de maçã ralada
canela para polvilhar

PARA A METADE SALGADA:
1 chávena de queijo mozarella ralado
4 fatias de presunto aos bocadinhos
salsa picada

Dividi a massa inicial em duas partes mais ou menos iguais. Acrescentei a uma os ingredientes doces e à outra os salgados. Envolvi bem. Coloquei no tabuleiro de muffins, em forno previamente aquecido a 180º. Deixei cerca de 20 minutos. Retirei e desejei não queimar a boca, tal era a ansiedade.
Acompanhámos com uma bebida sueca, sem álcool, mas com mosto de uvas. Diluí-se em água. e compra-se aqui. Também pode ser em vodka, mas para as miúdas era um pouco violento!

Sem comentários: