Seguidores

sábado, fevereiro 19, 2011

Aniversário














Ontem foi o aniversário do meu pai. Tinha pensado preparar o jantar desse dia. No início da semana comecei a pesquisar uma ementa de comida tradicional timorense, uma vez que o meu pai esteve nesse pedaço do mundo e de lá guardou as melhores recordações. Mas a meio da semana avisou-me que por razões de trabalho não ia ser possível vir até cá a casa para o tal jantar. Mas ontem, depois de almoço tudo mudou. Afinal era possível o jantar. Só não era possível concretizar a ementa de comida timorense. Ainda assim, usei três ingredientes muito utilizados naquela cozinha: porco, camarão e coco. Passei rapidamente no talho no regresso a casa, para comprar lombo de porco. Pedi para cortar em duas partes no sentido longitudinal.
Tinha visto em tempos uma receita da Mafalda Pinto Leite em que o porco era envolto em compota de laranja e pão ralado. Tentei algo semelhante. Eis o que fiz:

ENTRADA (uma sugestão que vi num livro de petiscos de Jennifer Joyce)
Gambas panadas em coco ralado com salada de rúcula, pêra e nozes com vinagrete de mirtilos

COMO FIZ:
Temperei as gambas com flor de sal e pimenta. Passei por farinha de milho, depois por clara de ovo e finalemente por coco ralado. Levei a fritar em óleo vegetal e reservei no forno aquecido. Servi com um molho de maionese e mostarda e com uma salada de rúcula selvagem a que juntei pêras cortadas no ralador para obter fatias bem finas, com nozes e um vinagrete de azeite, sal e vinagre de mirtilos.

PRATO PRINCIPAL
Lombo de porco com crosta de laranja e batatas com gengibre

COMO FIZ:
Temperei o porco com sumo de laranja, pimenta e flor de sal. Selei a carne na frigideira e depois cobri com compota de laranja e finalmente envolvi com uma mistura de pão ralado e casca de laranja ralada. Levei ao forno a 180º cerca de meia hora. Para acompanhar, assei batatas e cenouras em azeite com sal, tomilho e gengibre em pó. Servi com um molho de azeite, sumo e compota de laranja, sal e pimenta.

BOLO DE LIMÃO E COCO
Fui buscar a receita aqui, porque acho que tudo o que ela faz é maravilhoso. Só optei por uma cobertura diferente, porque me agrada muito o contraste das natas com o coco. Assim, bati uma embalagem de natas com duas colheres de açúcar. Cobri o bolo com as natas, polvilhei com o coco e a L. deu o toque final com as bolinhas coloridas. Dão um aspecto divertido, mas são agressivas para os dentes.
Toda a refeição foi acompanhada por um tinto Carm reserva 2008 que me enche as medidas.
Para decorar a mesa, um pano feito em Timor.

2 comentários:

Sophy disse...

Que jantar delicioso!!!!

No outro dia encontrei uma receita de lombo de porco com marmelada... com compota de laranja deve ser parecido :)

guida c disse...

Também já fiz com geleia de marmelo e marmelada. Mas com a compota de laranja torna-se menos enjoativo.