Seguidores

domingo, julho 24, 2011

Um jantar antes dos piratas aportarem

















O vento por estas paragens tem sido enervante. Quase não dá vontade de andar na rua. Mas é verão e há muita animação, muitos apelos.
No sábado havia o Festival Pirata em Buarcos, com um programa curioso. Combinou-se com uns amigos ir espreitar. Descobrir o que por ali se fazia. Mas antes disso, porque não jantar? Fora? Não, cá em casa. Com amigos gosto muito mais de jantares dentro de portas. E com crianças ainda mais. Controlam-se melhor...

O pretexto era o Festival, mas o jantar estendeu-se pela noite fora e já não deu para ir. Adiou-se para hoje à tarde, porque as diversões só terminam ao final da noite.

Estive muito ausente de casa durante o dia, por isso o jantar tinha de incluir coisas simples e rápidas de preparar.
Lembrei-me de fazer novamente a entrada de melão com presunto. Já tinha começado quando me ocorreu que o P. não simpatiza nada com porco e seus derivados. Alternativas? Os tomates cereja do quintal da minha mãe são tão deliciosos que é impossível não gostar. Combinados com manjericão e salmão fumado pareceu-me que podia resultar. E uma azeitona para um gostinho mais acre.

Depois, mais a pensar nas crianças, fiz umas pataniscas de curgete, cenoura e funcho, tal como costumo fazer, não fritas, mas como se fossem panquecas, numa frigideira anti-aderente.
Servi com um molho que teve como base iogurte grego, mostarda dijón, cebolas em pickle, alcaparras ,salsa, hortelã e um fio de azeite. Afinal foi do molho que as crianças gostaram!

Para prato principal, arroz de polvo, com um polvo muito tenro, cozido como habitualmente, sem água, apenas com uma cebola, cortada ao meio, cerca de 40 minutos em lume muito baixo. Usei arroz carolino de Maiorca, comprado na Feira Saudável.

Para terminar a refeição, mais uma sobremesa deliciosa da minha amiga A. Um gelado com pedaços de bolacha de chocolate. Pedi a receita obviamente e quando experimentar partilho, mesmo que não consigo o sucesso dela.

E parece que os piratas chegaram à praia de Buarcos... Para o ano devem voltar!

5 comentários:

Sophy disse...

Sempre mesas deslumbrantes...

guida c disse...

Alguns diriam que isso pouco interessa, que o que importa é a comida. Mas...

Sophy disse...

Se a mesa for bonita... é o primeiro indício da qualidade da comida...

Ilídia disse...

Também prefiro os jantares em casa, principalmente desde que o meu filho nasceu (tem 3 anos e não para quieto). Sabe bem preparar uma refeição, com cuidado, a pensar nas pessoas de quem gostamos. A sua ementa está perfeita e a mesa, lindíssima. Parabéns.

guida c disse...

Obrigada. Gosto muito de celebrar a amizade na mesa! Quanto aos filhos, nAo aprecio crianças irrequietas nos restaurantes, nem as minhas nem as dos outros ;)