Seguidores

segunda-feira, julho 11, 2011

Almoço fora de portas











O almoço de ontem foi fora de portas. A C. e o JP convidaram-nos mais uma vez para partilharmos uma refeição e assim foi. Desta vez um almoço domingueiro que se prolongou até à hora de jantar. Estranhei quando olhei para os ponteiros do relógio e apontavam as 19.30h... o tempo passou e nem se deu conta.

O JP é um excelente cozinheiro e consegue transformar uma refeição em algo mais que comida. E comer assim, pratos saborosos, algo inesperados e com a tranquilidade e o tempo que não se tem durante a semana, tornaram o dia de ontem muito pranzenteiro.

Para ter a cereja no topo, o dia finalizou com um magnífico concerto do Bernardo Sassetti no CAE. Na véspera tínhamos assistido ao concerto da Maria João com os Ogre. Uma abordagem diferente ao jazz, com o cunho muito pessoal da intérprete.

Mas isto é suporto ser um post sobre comida...

A ementa do JP abriu com um brut rosé francês absolutamente irrepreensível. Depois da primeira flute decidi não repetir o champanhe e atacar antes os shots de pepino. Sem álcool, claro. Mais sensato! Uma delícia aquele "gaspacho" de pepino, com os oregãos a sobressaírem e a acentuar a frescura da sopa.
Confesso que tomei 5 medidas!

Nesta altura já anadava pela mesa um branco Castello d'Alba, muito frutado e que põe em causa a minha preferência por tinto.

Os peixinhos da horta estavam maravilhosos e foi, tal como o shot de pepino, o que mais agradou às meninas.

Seguiu-se um bacalhau no forno com bechamel, acompanhado por "panquecas" de batata e cenoura fritas e uma salada de rúcula. Maravilhoso!

Parecia-me impossível comer mais, mas não resisti ao peito de pato grelhado que o JP apresentou, acompanhado por uma salada de legumes também grelhados. Os pimentos padron são fantásticos quando comestíveis, como era o caso. E nada se iguala à doçura do tomate cereja.

A sobremesa ficou sob a minha responsabilidade. A pouco imaginação levou-me a fazer um trifle de morangos. Básico para finalizar uma refeição de topo.

Vou ter que me esforçar para retribuir. Não em amizade, mas em qualidade gastronómica ;)

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes almoços com amigos são ilhas de prazer, entre os maus tratos do dia-a-dia.
Também nós adora-mos e o melhor tempero foi a companhia que é também a vossa amizade.
JPC