Seguidores

domingo, julho 31, 2011

O Porto veio à Figueira



















Hoje tivemos a família do Porto à mesa, parte dela claro! Avós e tios paternos.
A avó trouxe o prato principal, um bacalhau de forno, de que não ficou registo fotográfico, com toda distração e a conversa animada à mesa. Aliás, torna-se difícil fazer fotografias nestes dias com...

Para ir distraindo a boca, enquanto as meninas comiam a obrigatória sopa de legumes, preparei shots de pepino e bruschettas. Os shots foram uma tentativa de reproduzir os que o JP tinha preparado neste almoço. Mas não consegui exactamente o mesmo resultado. Vamos ter que trocar impressões ;)

Usei pepinos, limpos de casca e sementes, desfeitos na liquidificadora com água gelada, azeite extra virgem, sal, orégãos e algumas tostas para dar textura.

Para as bruschettas, duas versões, uma com tomate, sardinhas pequenas de conserva e azeitonas pretas. Na outra, pimentos vermelhos e verdes e cogumelos salteados. Ambas temperadas com azeite e orégãos secos, e o inigualável pão das Alhadas, da Sra. Leonor.

Depois uma sopa. Fria. Mais uma de meloa. Desta vez adicionei iogurte grego, vinho do Porto, sal, pimenta preta e pedaços de bacon previamente tostado. Inspirada nesta revista.

Seguiu-se um folhado de camambert com amêndoas e mel. Também é uma inspiração. Do que comemos aqui. Sendo que o chef prepara um camambert em massa folhada com nozes e mel, num embrulho mais sofisticado e com pormenores a que não chego ;) Mas estava saboroso. Até as meninas gostaram.
Cortei quadrados de massa folhada fresca. Numa extremidade coloquei um triângulo de queijo camambert, amêndoas ligeiramente salgadas e um fio de mel. Fechei formando um triângulo. Pincelei com ovo e levei ao forno, a cerca de 200º cerca de 15 minutos. Servi com mais amêndoas e mel.

Depois o prato de bacalhau no forno, com uma salada de rúcula e tomate cereja.

Finalmente, a fechar a refeição, o gelado que a minha amiga A. tinha preparado neste jantar.
A receita é dela e prometi partilhar quando experimentasse. Por isso aqui está.
Bati 3 pacotes de natas frescas. Juntei uma lata de leite condensado e uma folha de gelatina desfeita. Envolvi um pacote de bolachas de chocolate partidas em bocados. Forrei uma forma com papel vegetal e coloquei o preparado. Levei ao congelador.
Guarneci com amêndoas de chocolate.

Para beber, preparei a sangria de sempre. E O Castello D'Alba que parece que nos vai acompanhar neste verão.

Mais uma vez pude celebrar à mesa a alegria da família!

4 comentários:

Sophy disse...

Uma mesa linda, uma ementa deliciosa, uns tomates cereja apetitosos... e o Pão das Alhadas é mesmo muito bom...

:) votos de uma excelente semana!!!

guida c disse...

Obrigada pelos tomates cereja. São maravilhosos, até para decoração ;)

Quanto ao pão das Alhadas, fez sucesso entre as gentes do norte.

Boa semana para ti também!

Babette disse...

Que mesa bonita e bem recheada!...
Fiquei tão curiosa com esse pão das Alhadas...
Beijo
Babette

guida c disse...

Olá Babette
Alhadas é uma das freguesias da Figueira. O pão da casa da Dona Leonor é famoso. Uma delícia. Nada que não se faça chegar ao Porto. É só querer ;)