Seguidores

sexta-feira, julho 29, 2011

Juntos

















Hoje tivemos a agradável surpresa de ter o pequeno AP com os pais de visita ao final da tarde. Foram buscar a L. à escola como há muito estava prometido. Depois ficaram para jantar. E foi bom esse pedaço de tarde a entrar pela noite, com os primos felizes por estarem juntos e eu também.

A ementa foi-se construindo naturalmente. De manhã comprei salmão no mercado para um tártaro. Ao final do dia passei no talho para comprar frango para preparar uns bifes com sementes de sésamo. Para o resto contei com o cesto carregadinho do quintal da mãe. Uma benção!

Ontem à noite folheei um livro de culinária de comida italiana, comprado na segunda visita à Feira do Livro. Talvez por isso, preparei umas bruschettas com tomate e azeitona.
Fatiei baguete. Levei ao forno a tostar. Passei um dente de alho em cada uma delas, depois coloquei fatias de tomate e azeitonas, reguei com azeite e orégãos secos.

Com o dia quente que esteve a sopa tinha de ser fria, por isso um gaspacho. Que tenho feito com frequência, quase só para mim. Desta vez para todos. De uma forma talvez pouco tradicional, desculpem-me as transgressões.
Triturei tomates maduros, sem pele e sementes, o mesmo para o pepino e pimento verde e vermelho, com alho, azeite, sal, vinagre de vinho branco e orégãos, com água gelada. Deixe no frigorífico até ao momento de servir. Guarneci com pedaços pequenos de pepino, pimento vermelho, tomate cereja e pão rústico e um fio de azeite.
Soube bem, porque a noite, ao contrário dos outros dias, não esteve fria.

Depois o tártaro. Fiz como desta vez, e acompanhámos com tostas.

Para prato principal, preparei bifes de frango, temperados com sumo e raspa de lima e sal, envoltos em sementes de sésamo, salteados na frigideira num fio de azeite. Para acompanhar, cuscuz hidratado em infusão de maçã e canela, com vegetais salteados. Usei beringela, pimentos e tomates cereja.

Terminaram a refeição com gelado. Eu abdiquei. Mas fui bebericando o resto da água de meloa, fresquinha e quase isenta de calorias!

Foram embora. As meninas estão a dormir. A mesa está arrumada. A máquina a lavar a louça. E este silêncio só é confortável porque sei que em breve vai voltar a haver um jantar assim!

5 comentários:

João Remelgado disse...

Como sempre estava tudo perfeito...desde a decoração da mesa à ementa sempre sigilosa, original e saborosa. Foi um resto de dia muito bem passado. Apenas faltou uma foto da PAPA do AP ;)..mas neste caso, o lapso foi meu!!!!

Sophy disse...

Tens umas abóboras muito originais na tua mesa!!!!!!!!!!!!!

guida c disse...

E a papa do AP daria uma bela foto, de facto. Obrigada pelos elogios, sempre generosos.

Sim, Sofia, as abóboras são originais ;) como ainda não as transformei em comidinha, achei que ficavam bem a decorar. Tens mais? ;)

Ilídia disse...

Olá, Guida. Antes de ir de férias, vim só espreitar o seu blogue. Mais uma mesa linda, com uma ementa cuidada. Mais um jantar preparado com carinho. Identifiquei-me especialmente com o último parágrafo de seu texto. A sensação de felicidade por mais um jantar que correu bem, com aqueles a quem queremos bem.
Um beijo e até breve. Ilídia

guida c disse...

Olá Ilídia. Ter amigos e a família à mesa felizes e a partilhar uma refeição preparada por mim é uma bênção.
Boas férias e até breve.
Um beijo