Seguidores

quarta-feira, julho 20, 2011

Responder a um desejo



Há meses que não se comia por aqui uma pizza. E hoje de repente senti uma vontade imensa de uma pizza caseira, com massa estaladiça e com os três ingredientes preferidos no recheio: cogumelos, tomate cereja e presunto serrano. Tudo disponível e com a vantagem de ter descoberto uma massa de preparação rápida que não leva 1 hora a levedar. Os créditos para a massa são daqui e rendo-lhe homenagem. Nunca mais fazer uma pizza em casa será a mesma coisa.

Depois da massa estendida, coloquei a base de tomate.

Para o molho de tomate usei um dos vários frascos que tenho no congelador e que vou usando em sos. Com a abundância da colheita do verão, a N. vai fazendo uns molhos caseiros de tomate com cebola, alho e ervas que guarda em frascos e que congela para usarmos durante o resto do ano. Um simples refogado. Foi o último. O que vale é que entretanto no quintal já começa a aparecer a colheita deste ano.

Depois coloquei pedaços de queijo mozarella de bufala. Seguido então dos três ingredientes preferidos para o recheio: tomate, cogumelos, presunto.
Os tomates cereja são da minha mãe, e para além de imensamente doces são bonitos e quase dá vontade de fazer arranjos florais com eles.

Terminei salpicando com oregãos frescos e um fio de azeite virgem extra.

Foi ao forno cerca de 20 minutos, a 200º.

Acompanhei com uma salada com os primeiros tomates coração de boi, pepino e alface frisada, tudo do quintal da Z.

Soube-me a Verão, mesmo que lá fora caísse uma morrinha e a névoa não me deixasse ver nem a serra nem o mar.

2 comentários:

Margarida disse...

Olá Guida, muito obrigada pela participação no aniversário do figo lampo! Esta pizza tem tudo o que gosto. : )
um beijinho

guida c disse...

Agradecida pelas palavras e visita.
Mais uma vez parabéns por todas as comemorações associadas ao 3!