Seguidores

sábado, março 26, 2011

Um jantar como presente



























Tal como tinha prometido cá está a "reportagem" do jantar de aniversário da minha mãe.
Foi um jantar que conseguiu reunir a família com todos os netos, pela primeira vez. Coincidiu com a primeira viagem do AP ao centro e correu lindamente.

A ementa teve como ponto de partida frutos vermelhos e citrinos. Assim, a sopa foi uma experiência nova a que só o G. não ficou rendido. Visualmente muito fashion, o sabor é verdadeiramente diferente e pouco convencional. Procurei seguir a receita de Jennifer Joyce, no seu livro Petiscos. Sopa de laranja e beterraba com cubos de iogurte gelados. Fiz pequenas alterações, nomeadamente nas ervas usadas nos cubos de iogurte, e não inclui natas na sopa.
Numa panela salteei cebola, alho, pimenta, sal e tomilho em azeite. Depois acrescentei beterraba cozida, , vinagre balsâmico, sumo e raspa de laranja e caldo de galinha. Deixei apurar e depois desfiz até obter um creme macio. Servi com os cubos de iogurte com tomilho e salsa, previamente congelados em covete.

Seguiu-se arroz de pato, segundo a receita que já coloquei no passado, alterando apenas o facto de ter incluido mais chouriço e usado um pouco de açafrão no arroz. Servi com uma salada de laranja, agrião e pepino, com vinagrete de laranja e vinagre de frutos silvestres.

Depois a sobremesa. Outra sopa, desta vez de frutos vermelhos com sorbet de limão, inspirada na sugestão do chef Henrique Sá Pessoa, no seu programa de tv Ingrediente Secreto. Para tal usei frutos vermelhos variados, tais como amoras, groselhas, framboesas e mirtilos, que foram ao lume com um Porto Vintage, pau de canela, cravinho, flor de anis e açúcar. Depois de evaporar o álcool e estar suficientemente apurada desfiz com a varinha e passei por um coador chinês, de forma a retirar todas as grainhas dos frutos e ficar mais aveludada. Guardei no frigorífico até ao momento de servir. Em cada taça coloquei duas colheres de sopa dos frutos inteiros, depois uma bola de sorbet de limão e finalmente a sopa de frutos.

O bolo de aniversário, e correndo o risco de me repetir demasiado, foi o mesmo que preparei para o aniversário do meu pai, retirado daqui.

Para além do Carm reserva 2008, bebeu-se uma sangria de espumante rosé e frutos vermelhos, já que a temática era esta. Envolvi os frutos com açúcar amarelo, paus de canela, cravinho, flor de anis, rodelas e folhas de limão, hortelã. Guardei no frigorífico até à hora de levar à mesa. Nesse momento acrescentei um pouco de soda e o espumante.

Este jantar foi o meu presente de aniversário para a minha mãe. Ela gostou e eu tive o gosto redobrado. Por agradar a todos e por ser uma das melhores terapias de relaxamento e felicidade que tenho.

1 comentário:

Sophy disse...

Mas que belo jantar!!!!!