Seguidores

sexta-feira, março 11, 2011

O pato vai à mesa




O jantar de ontem foi arroz de pato. Poderá parecer falta de modéstia afirmar que nunca comi um arroz de pato tão bom. Ou então significar que não fui aos locais certos comer essa iguaria ou não sei preparar esse prato. Qualquer uma destas hipóteses pode ser verdadeira, mas continuo a pensar que de facto aquele pato estava soberbo. Pode ter contribuído o facto de ser uma criação doméstica. Comprei-o a uma colega aqui no trabalho, e em boa hora. Até porque não é nada fácil de encontrar no super-mercado nem no talho. Apenas congelado!
Como a quantidade pretendida era apenas para dois comensais, usei o cachaço e uma perna. Comecei por cozer estas partes em água abundante com sal, grãos de pimenta rosa, cravinho, um bom ramo de salsa, cenoura inteiras e linguíça. Só no dia seguinte o usei. Entretanto ficou a ganhar sabor naquela gordura. Ontem voltei a aquecer o dito, para liquidificar a gordura. Desfiei a carne e reservei. Entretanto cortei em rodelas a cenoura e a linguíça e preparei o arroz, aproveitando exclusivamente o caldo da cozedura e colocando novamente muita salsa. Depois de pronto foi só colocar num prato de forno. Primeiro uma camada de arroz, seguida do pato, cenoura e linguíça e finalmente outra camada de arroz. Não apenas para decorar, mas também, usei a restante cenoura e linguíça. Servi com a inevitável laranja.
Espero agora ter capacidade de repetir o feito. Que não sei se foi meu, ou se da qualidade do protagonista.

2 comentários:

G F disse...

Agora que retomei o "hábito" de comer, vim aqui petiscar qualquer coisita e convidei a M.M.para ver as "lambarices". Ela ficou a salivar com o pato e eu também. Achou que deve ser uma delicía...a confirmar, oportunamente. Comprometo-me a arranjar o bicho. Pelo menos a tentar um sem ser do hiper.
Dois admiradores.

Sophy disse...

Que aspecto magnífico!!!! Nem quero imaginar o jantar de ontem...

Na minha cozinha está prestes a terminar um belo arroz de bacalhau...