Seguidores

quinta-feira, abril 08, 2010

REGRESSO?


Amigos niveladores


Esta é uma tentativa de regresso ao blog dos niveladores. Vamos ver se consigo alguma regularidade. Desta vez deixo de lado as sugestões literárias, cinematográficas e exposições. Vou dedicar-me antes a algo que também me seduz: a comida.

Gosto de cozinhar, como todos vocês já sabem. Adoro programas de culinária, sobretudo os do Jamie e também da Nigella. Inspiram-me!

É isso que me proponho fazer. Apresentar as minhas versões das receitas que lhes vou conhecendo. E as minhas "criações"... (cof cof)


Começo por um "caldo de fusão", assim denominado pelo Jamie. Não fui fiel à receita dele, mas considero que ficou muito agradável e com um sabor diferente do que estamos habituados na cozinha mediterrânica.

Cá vai:


O que utilizei:

- um pedaço de galinha da criação da nelinha (sem gorduras)

- meia saca de legumes preparadas para comida chinesa

- macarronetes

- gengibre fresco

- alho

- molho de soja

- salsa do quintal da zira

- sumo de lima

- sal das marinhas da figueira


Como preparei:

Desossei o melhor que pude a galinha. Ficou um osso com pedacinhos de carne e alguns ovinhos. Coloquei numa panela a cozer com água, sal, alho esmagado e gengibre em lascas bem finas. Não coloquei tampa na panela, antes uma das minhas panelas de bambú com a mistura de legumes chineses para amaciarem com o vapor. Mas podem cozê-los no caldo (pouco tempo, para não desfazer). Entretanto fui grelhando os bocados das galinha, sem qualquer adição de gordura. Depois deixei arrefecer e fatiei em lascas estreitas e curtas. Em simultâneo deixei a cozer o macarronete em água com sal.


Como finalizei:

Numa taça funda individual coloquei em camadas o macarronete, seguido dos legumes e depois o frango. Coei o caldo da cozedura do osso e aparas por cima. Finalmente coloquei a salsa picada grosseiramente na minha meia lua, sumo de lima e um pouco de molho de soja.


Degustei com imenso agrado. É refrescante e foi o melhor rescaldo para os excessos da Páscoa!

Experimentem. (ou fica para um jantar lá em casa. faço eu;)

Sem comentários: