Amigos niveladores
Esta é uma tentativa de regresso ao blog dos niveladores. Vamos ver se consigo alguma regularidade. Desta vez deixo de lado as sugestões literárias, cinematográficas e exposições. Vou dedicar-me antes a algo que também me seduz: a comida.
Gosto de cozinhar, como todos vocês já sabem. Adoro programas de culinária, sobretudo os do Jamie e também da Nigella. Inspiram-me!
É isso que me proponho fazer. Apresentar as minhas versões das receitas que lhes vou conhecendo. E as minhas "criações"... (cof cof)
Começo por um "caldo de fusão", assim denominado pelo Jamie. Não fui fiel à receita dele, mas considero que ficou muito agradável e com um sabor diferente do que estamos habituados na cozinha mediterrânica.
Cá vai:
O que utilizei:
- um pedaço de galinha da criação da nelinha (sem gorduras)
- meia saca de legumes preparadas para comida chinesa
- macarronetes
- gengibre fresco
- alho
- molho de soja
- salsa do quintal da zira
- sumo de lima
- sal das marinhas da figueira
Como preparei:
Desossei o melhor que pude a galinha. Ficou um osso com pedacinhos de carne e alguns ovinhos. Coloquei numa panela a cozer com água, sal, alho esmagado e gengibre em lascas bem finas. Não coloquei tampa na panela, antes uma das minhas panelas de bambú com a mistura de legumes chineses para amaciarem com o vapor. Mas podem cozê-los no caldo (pouco tempo, para não desfazer). Entretanto fui grelhando os bocados das galinha, sem qualquer adição de gordura. Depois deixei arrefecer e fatiei em lascas estreitas e curtas. Em simultâneo deixei a cozer o macarronete em água com sal.
Como finalizei:
Numa taça funda individual coloquei em camadas o macarronete, seguido dos legumes e depois o frango. Coei o caldo da cozedura do osso e aparas por cima. Finalmente coloquei a salsa picada grosseiramente na minha meia lua, sumo de lima e um pouco de molho de soja.
Degustei com imenso agrado. É refrescante e foi o melhor rescaldo para os excessos da Páscoa!
Experimentem. (ou fica para um jantar lá em casa. faço eu;)
Sem comentários:
Enviar um comentário