Fazer um jantar apetitoso mas de forma express não é assim tão difícil. Não levei mais que vinte minutos. Mais uma vez inspirado nas receitas da Nigella, fiz perú com anchovas e pepino, acompanhados com arroz basmati e bróculos com molho de mostarda e alcaparras. Fujo um pouco dos molhos pelos condimentos e calorias, mas a mostarda é uma boa solução, porque muito pobre em gorduras. As alcaparras são muito intensas e nem sempre apreciadas. Eu gosto moderadamente. O mesmo se passa com as anchovas, muito salgadas, têm de se usar com equilíbrio. Mais simples que arroz basmati não conheço. Basta colocar a àgua a ferver e deixar o dito a cozer por dez minutos.
O QUE USEI (para o perú):
- bifes de perú
- 5 filetes anchovas
- uma colher de azeite
- 4 pepinos pequenos de conserva
- tomilho fresco
- sal
- 1 cálice de vinho do Porto
COMO PREPAREI:
Numa frigideira coloquei o azeite com as anchovas até estas se desfazerem. Passei os bifes de ambos os lado por cerca de 5 minutos. Retirei-os para um prato aquecido e juntei ao molho, os pepinos finamente cortados e o vinho. Deixei levantar fervura até reduzir um pouco e finalmente juntei as folhas de tomilho. Coloquei de imediato sobre os bifes e servi com o arroz previamente cozido e os bróculos que cozi no vapor. Aos bróculos juntei o seguinte molho.
MOLHO DE MOSTARDA E ALCAPARRAS:
- 1 colher sopa manteiga
- 2 colheres sopa mostarda Dijon
- 2 colheres de sopa de alcaparras
Juntar tudo numa caçarola. Deixar levantar fervura até reduzir e escorrer sobre os bróculos.
Vinte minutos? Menos!
2 comentários:
SUGESTÃO - Que tal, uma promoção de produto agrícola NACIONAL,um arroz carolino! Dos campos do Mondego!!! "arroz basmati" é produzido tão longe! Se não pela agricultura...pelo ambiente "a pegada ecológica"!!!!
ESTÁS de parabéns pelos conselhos culinários!!!
Tens razão. Aceito a sugestão. Da próxima vez que fizer arroz de polvo vou utilizar o carolino daqui do mondego.
Enviar um comentário