Seguidores

segunda-feira, abril 12, 2010

MUFFINS


Não sou doceira. Nem tenho grande apetência por cozinhar doces. Mas os muffins são um caso diferente. São fáceis de fazer e uma delícia para acompanhar um chá ao lanche ou no final da noite. Então com o tabuleiro de formas tudo se torna mais simples e rápido. Deixo duas sugestões que fiz nos últimos dias.


MUFFINS DE BANANA E CHOCOLATE (12 unidades)

O QUE USEI:

- 300gr de farinha

- 150gr de açúcar

- 100gr de manteiga

- 2 colheres de chá de fermento em pó

- 1 ovo

- 175ml de leite

- 2 bananas grandes

- 100gr de chocolate partido em pedaços


COMO JUNTEI TUDO:

Liguei o forno a 200ºC e untei muito bem AS 12 formas para muffins. Esmaguei as bananas, depois misturei a farinha com o açúcar e o fermento e noutra taça o ovo batido, a manteiga derretida e o leite.Juntei os líquidos aos sólidos e misturei bem. Logo depois as bananas esmagadas e o chocolate em pedaços.Enchi quase até cima cada uma das formas de muffins e levei ao forno até estarem cozinhados, cerca de 20 a 30 minutos.Deixei arrefecer e desenformei. Consegui fazê-los durante a hora de almoço e levei para o lanche de colegas (seleccionados ;)

Ao final da tarde resolvi fazer mais uma fornada, desta vez para mandar para casa da mãe e da mana. Afinal iam passar o dia a cuidar das minhas meninas. Era obrigatório um mimo.



MUFFINS DE CENOURA E COBERTURA DE CHOCOLATE
O QUE USEI PARA 12 MUFFINS:

- ½ chávena de açúcar


- 2 ovos


- 1 chávena de óleo vegetal


- 1 + ½ chávena de farinha


- 2 cenouras grandes cozidas


- 2 colheres (chá) de fermento


- 1 pitada de sal



- tablete de chocolate de culinária
- um pouco de leite

COMO JUNTEI TUDO:


Numa taça misturei a farinha, o fermento e o sal. Numa outra, coloquei o óleo vegetal, o açúcar, os ovos inteiros e a cenoura cozida. Bati com a batedeira eléctrica durante uns 2 minutos. Juntei a esta mistura os ingredientes secos e mexi bem. Coloquei a massa nas forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Levei ao forno a 180º (que já tinha ligado no início de todo o processo) durante 20 minutos.
Quando acabaram de cozer, retirei das formas e deixei arrefecer.
Entretanto derreti o chocolate com um pouco de leite e em metade deles deixei escorrer o chocolate para uma cobertura generosa. Para tarados por chocolate como eu, são uma verdadeira tentação.

Sem comentários: