Seguidores

sexta-feira, abril 09, 2010

PIZZA


Adoro Pizza! Não gosto das congeladas, semi-preparadas e afins. Também não sou amante das provenientes do fast-food. Gosto das que como aqui e gosto muito das que faço em casa.


Confesso que 99% das vezes uso bases já preparadas. As congeladas, quando é apenas para uma pessoa, ou mais frequentemente as massas frescas que são óptimas e uma ajuda a encurtar o tempo de preparação. Quando há tempo, preparo o molho de tomate para a base, mas gosto muito do molho de tomate e basílico do "sítio do costume" e não tenho pudor em usar esse preparado. A vida não se compadece... Quanto ao queijo, mozarella, claro, mas nem sempre o ralado. Uso o de bufala que dá um toque diferente. Sempre temperei com oregãos. Que monotonia! Desta vez, inspirei-me no Jamie, fanático por ervas aromáticas, que aconselha o tomilho. Fantástico!!!!!!!




O QUE USEI:


- base de pizza congelada


- 2 tomates de rama bem maduros sem sementes


- cogumelos pleurotus em fatias finas


- azeite extra-virgem


- sal (das marinahs da figueira)


- tomilho (do quintal da zira)


- uma bola de mozarella de bufala em pedaços




COMO EXECUTEI:


Liguei o forno a 200 e na opção pizza.


No meu almofariz coloquei um pouco de sal, uma colher de azeite, o tomilho ripado e o tomate limpo e partido em pedaço. Esmaguei até obter uma pasta. Cobri a base com esta pasta e dispus por cima as tiras de cogumelos. Em relação aos cogumelos, uma dica importante: nunca devem ser lavados porque absorvem toda a água. São muito esponjosos e depois libertam essa água. Devem ser limpos com um pincel de cozinha ou com toalha de papel, e os caules cortados nas pontas. Isto aplica-se a todas as utilizações que se faz com este produto fresco.


Levei ao forno por cerca de 10 minutos. Finalmente coloquei o mazarella em pedaços de forma uniforme e deixei derreter até obter um tom ligeiramente dourado.


De facto, o sabor foi uma surpresa. Habituamo-nos muito rapidamente à rotina e fugir dela pode ser maravilhoso. Oregãos na pizza? Nem sempre, nem nunca!

Sem comentários: