Seguidores

sexta-feira, abril 23, 2010

PÃO RÚSTICO

Ontem, ao final da tarde, meti-me na cozinha com a L. É sempre diversão garantida. Com as panelas dela e as minhas. Fizemos duas fornadas de muffins. Uns de chocolate para ela levar para o infantário. Outros de laranja cá para casa. As receitas seguem outro dia. Surpreendentemente a ajuda dela é preciosa. Honestamente quase não participei. Só medi os ingredientes. Ela juntou tudo e depois coloquei no tabuleiro dos muffins.

No entretanto fiz um pão rústico. Não me deu qualquer trabalho. Foi seguir apenas as indicações da embalagem quanto aos tempos de levedura. Usei um preparado de farinha para pão, marca Avó Rosa, muito semelhante a esta mas mais económica. Resultou num pão de meio quilo, por 0.75 cêntimos. Económico! E na verdade só tive de juntar água com farinha e deixar levedar. Ao pequeno almoço torrado e com manteiga foi uma delícia.



4 comentários:

João Remelgado disse...

Há hipóteses de provar? :)...pelo aspecto deve estar delicioso!

guida c disse...

Não tenhas dúvidas que é uma delícia. Congelei 1/4, porque é demasiado grande para as nossas necessidades. Por isso, domingo podes provar ;)

Mafalda Branco disse...

Minha linda,
pergunta estúpida de quem nunca fez pão, só admirou a avó a fazer à moda antiga (complicada demais para mim!): usaste máquina do pão ou foi só assim mesmo? Parece fácil demais, será assim tanto?!
Tens que fazer uns workshops de cozinha para o pessoal! Estou a adorar!! Beijinhos!

guida c disse...

Querida Mafalda
Não usei máquina. É mesmo assim simples. Fiz uma bola e coloquei no tabuleiro do forno. Também já utilizei formas (tipo pão de forma/torrada), mas gosto mais deste aspecto artesanal ;)
Workshops de cozinha? Adorava, mas por enquanto só virtual. Tenho muito para aprender.
Beijinhos