este blog é como um interruptor de egos: quando estás em baixo, anima-te; quando estás demasiado fortalecido, nivela-te
domingo, dezembro 24, 2006
Merry Xmas
A caminho dos oscars - The Departed
Coimbra tem mais encanto...
quinta-feira, dezembro 21, 2006
Uma derrota surpreendente, outra não tanto e mais pontapés na bola
Real Madrid goleado em casa
quarta-feira, dezembro 20, 2006
Filmes
terça-feira, dezembro 19, 2006
É só escolherem os filmes
sexta-feira, dezembro 15, 2006
Mourinho no Dragão
quarta-feira, dezembro 06, 2006
FCP:missão cumprida na Champions
Campões Europeus nos 8º final
"Deco assinou nova exibição de luxo. O internacional português esteve em grande plano no triunfo do Barcelona sobre o Werder Bremen (2-0), sendo considerado o melhor em campo no jogo de Camp Nou. Deco encheu o campo, jogou e fez jogar, sendo por isso determinante no triunfo que colocou os «blaugrana» nos oitavos-de-final da Champions".
Crise em Alvalade: UEFA já era
Não sei se viram o jogo. O Sporting demonstrou viver um período de crise. Já não bastou a derrota em casa com o Benfica (é bom dizer,bem merecida), e ainda por cima desiludiram todos os portugueses nomeadamente os adeptos do Sporting. Que espectáculo vergonhoso a que assistimos por parte do Sporting. Liedson nao joga, Alecsandro lutou e pouco mais, Paredes não traz nada de novo e Djaló não foi irreverente. Já não bastava a perda da continuação na Champions! Era de esperar o mínimo dos mínimos. O sonho da UEFA terminou e na minha opinião de forma justa. O sporting não revela maturidade e experiência. Vive de algumas peças já consideradas por muito como vedetas. Mas a prova é que ainda não o são. Têm muito que trabalhar. E por amor de Deus, mudem aquele relvado. Já que os jogadores não jogam como deve ser, ao menos que haja condições para a prática do futebol. Como costumo dizer, o Natal está próximo e o Sporting tem habituado os seus adeptos com estas prendas. É o costume...
terça-feira, dezembro 05, 2006
1.º Aniversário
Parabéns a todos niveladores e principalmente ao seu mentor…
Fez ontem um ano que este “ponto de encontro virtual” nasceu.
segunda-feira, dezembro 04, 2006
Chopin interpretado por Donald Betts
domingo, dezembro 03, 2006
Lamento despertado por uma música de Joan Baez
sexta-feira, dezembro 01, 2006
indícios de inteligência
rescaldo do clássico
golos (em dia de clássico)
terça-feira, novembro 28, 2006
Bola de Ouro
segunda-feira, novembro 27, 2006
Quebra-nozes
domingo, novembro 26, 2006
candidato sério a imbecil do ano - 1
sábado, novembro 25, 2006
mais do mesmo
min. 36'
El Barcelona vuelve a aprovecharse de un penalti inexistente y se adelanta en el marcador. ¿Cuántos van?.
min. 34'
GOOOOOOOOOOL DEL BARÇA. GOOOOOOOOL DE RONALDINHO. BARCELONA 1-0 VILLARREAL.
min. 32'
Gudjohnsen vuelve a hacer teatro y engaña a Pérez Lasa. Va a tirar Ronaldinho.
min. 32'
PENALTI A FAVOR DEL BARCELONA.
Lobo Antunes e Pulido Valente
a liberdade socrática de expressão
quinta-feira, novembro 23, 2006
A decadência humana
quarta-feira, novembro 22, 2006
sexta-feira, novembro 17, 2006
así así, así se llora en Madrid
quinta-feira, novembro 16, 2006
joga Mantorras
terça-feira, novembro 14, 2006
Super Ronaldinho destroça Saragoça
O Barcelona sofreu mas conseguiu vencer este domingo no Camp Nou o Saragoça por 3-1, resultado que lhe permite voltar a ultrapassar o Saragoça e assumir a liderança da liga espanhola.
O herói foi mais uma vez Ronaldinho. Para quem viu o jogo o único reparo negativo a fazer foi a arbitragem que prejudicou bastante o Barça.
F.C. Porto tem currículo limpo...
O F.C. Porto pode orgulhar-se de ter um currículo imaculado no que concerne a questões relacionadas com racismo. Em 12 participações na UEFA Champions League – os Campeões Nacionais são recordistas -, nunca o nome do clube esteve associado a estes casos.
O mesmo já não pode ser dito em relação ao Benfica. Basta recordar o jogo da UCL frente ao Manchester United, após o qual a UEFA foi forçada a iniciar uma investigação, no seguimento de uma queixa do clube inglês, devido a pretensos gritos racistas dirigidos a atletas do Manchester United, e o Benfica-Barcelona da temporada passada, durante o qual Eto’o terá sido insultado, a ponto de, segundo relataram vários jornais, um conhecido músico benfiquista presente nas bancadas ter saído em sua defesa, acabando por ser agredido
Fonte: Site oficial do FCP
segunda-feira, novembro 13, 2006
fim do dia
Y Van Quatro
domingo, novembro 12, 2006
leituras
sábado, novembro 11, 2006
escola integradora
sexta-feira, novembro 10, 2006
provérbios socráticos
grandes canções: Baker baker, Tori Amos
Baker Baker
Baker baker
baking a cake
Make me a day
Make me whole again
and I wonder what’s in a day
What’s in your cake this time
I guess you heard he’s gone to LA
He says that behind my eyes I’m hiding
and he tells me I pushed him away
That my heart's been hard to find
Here
There must be something here
There must be something here
here
Baker baker can you explain
if truly his heart was made of icing
and I wonder how mine could taste
Maybe we could change his mind
I know you’re late for your next parade
You came to make sure that I’m not running
Well I ran from him in all kinds of ways
Guess it was his turn this time
Time
Thought I’d made friends with time
Thought we’d be flying
Maybe not this time
Baker Baker baking a cake
Make me a day
Make me whole again
and I wonder if he’s okay
If you see him say hi
visões de Santa Maria do Carmo
quinta-feira, novembro 09, 2006
o bom juiz
justiça seja feita
tempos modernos
terça-feira, novembro 07, 2006
Real e Benfica
Para quem ainda tem dúvidas
· O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6)
· O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).
· O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.
· O FC Porto é o clube com mais Supertaças Cândido de Oliveira conquistadas.
· O FC Porto já disputou 22 das 28 finais da Supertaça Nacional.
· O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 264 títulos oficiais!
· O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.
· O FC Porto já fez o pleno nacional ou arrecadou a "Tripla" por 3 vezes (1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época.
· O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95 e na época 2002-03 quando venceu a Taça UEFA
· O FC Porto tem um dos 15 melhores registos mundiais de invencibilidade em campeonatos nacionais. Os Portistas estiveram sem perder um encontro entre 22-10-94 e 24-03-96.
· O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade, em casa, a nível das competições internacionais: 29 jogos (1974/75 até 1987/88).
· O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato e a competição Europeia onde esteve envolvido. Ainda por cima, fê-lo em dois anos consecutivos (2003 e 2004).
· O FC Porto contém no seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 30. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.
· O FC Porto tem, segundo a última revisão realizada em 2005, cerca de 100 000 sócios pagantes. Sendo assim, é o 6º clube do Mundo com mais sócios pagantes.
· Segundo um estudo da empresa "EuroExpansão",o FC Porto é um dos clubes portugueses com maior número de adeptos, em que cerca de 30% da população portuguesa é adepta ou simpatizannte do clube. No caso particular do Distrito do Porto, onde a população ronda 2 milhões de pessoas, aproximadamente 80% da população é adepta do FC Porto.
· O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14 o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.
· Segundo o Ranking Histórico Mundial de Clubes, o Futebol Clube do Porto é considerado, em termos de currículo, o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 17º maior do Mundo!
· Tendo em conta um esturo da "FutureBand", uma empresa especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresenta as 30 marcas da Europa mais cotadas e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto. O estudo teve em conta factores, como: o valor das marcas, a lealdade dos adeptos, a capacidade de conseguir aumentar a venda de bilhetes para os jogos e o valor financeiro do clube. Neste ranking de marcas europeias, o FC Porto ocupa a 1ª posição em Portugal e a 27ª na Europa.
No que diz respeito às restantes modalidades:
· O FC Porto é o clube português que junta maior número de títulos no andebol, hóquei-patins, bilhar, natação,e em ciclismo, é o que já venceu mais Voltas a Portugal(12).
· Tendo em conta, apenas, os designados "3 Grandes", o FC Porto é o clube português que já conquistou mais títulos no hóquei em campo e no voleibol.
· O FC Porto, em duas edições da Liga Nacional de futebol de praia, sagrou-se campeão em 2005 e classificou-se em 3ºlugar em 2006.
· No hóquei em patins, o FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais.
· Segundo o ranking mundial de Hóquei em Patins, realizado pelo "Rink-Hockey", o FC Porto é o maior clube português, e o 2º maior clube da Europa e do Mundo, atrás do Barcelona.
segunda-feira, novembro 06, 2006
"Real" dificuldade...
Capello disse que, contra o Celta, foi a primeira vez que gostou realmente da equipa. Será que estaria a brincar? De facto, deve ter gostado principalmente do resultado. Definitivamente o Real Madrid não se consegue impor face ao futebol praticado por outras equipas nomeadamente pelo Barcelona que mantém o futebol digno de campeão europeu e melhor equipa da liga espanhola. Apesar de não ser tão exuberante e eficaz como o ano passado, a verdade é que o Barça não tem rivais à altura. É difícil entender este Real...e desta vez até jogou Ronaldo!
quinta-feira, novembro 02, 2006
instantes em que paramos a olhar para o papel escrito
Sublinhar a evidência
com colegas destes
segunda-feira, outubro 30, 2006
Não há génio que aguente...
A coincidência de mais um atentado ao futebol espectáculo
"O futebol é um desporto que costuma destacar os melhores artistas, aqueles nos surpreendem repetidamente e enchem estádios, reforçando a magia do espectáculo. Anderson é um desses craques. O prodígio do F.C. Porto diverte-se com uma bola nos pés e encanta quem dirige o olhar para a sua arte. Anderson é um valor que o jogo deve proteger.
Este sábado, porém, Anderson foi vítima da violência de uma equipa que, a ter em conta a folha disciplinar, não é propriamente bem comportada. Os dados da Liga Portuguesa de Futebol Profissional não mentem: Mesmo com um jogo em atraso, a tal equipa «vítima» já somou 25 cartões amarelos e cinco vermelhos e tem o segundo pior registo do campeonato 2006/07. Sintomático.
O que se passou ontem no Estádio do Dragão foi mais um atentado ao futebol espectáculo, uma coincidência lamentável que roubou ao desafio um dos seus maiores pólos de interesse. Precisamente como na temporada passada, no mesmo local do terreno, no meio-campo, junto aos bancos de suplentes, o jogador que mais podia desequilibrar foi intencionalmente atingido com violência por um grego, confirmando a teoria de quem vê estes casos como manobras planeadas.
Há um ano foi Lisandro Lopez, derrubado ao minuto 21. Desta vez foi Anderson, ao minuto 31. E o cenário de coincidência sai reforçado com nova constatação: o árbitro era o mesmo e a opção de não sancionar o lance e o agressor, da mesma nacionalidade e adquirido na respectiva época, foi decalcada...
Alguma Comunicação Social deste domingo é clara e inequívoca: «pancada» (O Jogo, pág. 3), «partir a perna» (O Jogo, pág. 18), «varrido do jogo» (O Jogo, pág. 5) e «entrada violenta» (A Bola, pág. 5) são referências taxativas acerca da gravidade da ocorrência.
Estas sim são situações que devem ser definitivamente banidas do futebol. Se, todavia, continuarem a repetir-se, sem a resposta célere e adequada dos órgãos competentes, ninguém poderá acusar o F.C. Porto de deixar de apostar em artistas que ajudam a encher o campo dos adversários, para passar a apostar em atletas robustos capazes de resistir à violência e dançar ao som da mesma música."
domingo, outubro 29, 2006
sábado, outubro 28, 2006
the last of the rock stars
"...
The last of the rock stars
When hip hop drove the big cars
In the time when new media
Was the big idea..."
(U2, Kite)
provérbios socráticos
sexta-feira, outubro 27, 2006
a hora do Lobo
"o êxito é o fracasso antecipado"
"os pais continuam a evoluir dentro de nós, mesmo depois de morrerem"
"liberdade é estar livre de uma prisão"
mostrou que a ironia ainda se mantém bem viva. Apoiou Soares na campanha das presidenciais "por amor", porque quando o candidato lhe estava a explicar os motivos da sua candidatura "eu nem o ouvia bem", comentou. Ainda teve tempo para fazer a melhor descrição de um comício do PCP/APU que vi até hoje (uma fileira de punhos cerrados e bocas abertas como se o fossem engolir) e para comentar a "relação" com Saramago, lamentando que o tenham acasalado com o exilado em Lanzarote e não com a Branca de Neve ou com os sete anões.
quinta-feira, outubro 26, 2006
Grandes portugueses
Desde logo, creio que se confundiram duas ideias: "grandes portugueses" e "heróis portugueses". Como se nao se pudesse ser grande sem ser herói. Um herói é algo inexistente por natureza, só existe no nosso olhar. A grandeza é mais objectiva. Como Hermano Saraiva disse, grandes sao aqueles que nao couberam na pequena caixa que é Portugal. Ou seja, aqueles cujo nome é conhecido fora das nossas fronteiras, aqueles cujo papel foi determinante para a nossa história. E personagens assim há várias. Por isso nao concordo com o que disse o cómico Araújo, que Portugal é um país mediano. Talvez seja, se avaliarmos pela qualidade dos humoristas (salvo o Hermann do passado e o Pedro Gomes). Mas o humor só pode ser bom num país que, no seu quotidiano, tende a ser rigoroso formal e duro (competitivo). Por isso é que o humor é britanico e americano, e nao belga, nigeriano ou iraniano. Torna-se difícil distinguir comédia de realidade na maior parte do mundo.
Mas voltando ao que interessa... Portugal gerou grandes portugueses. Em 800 anos de História e de sobrevivencia face à ameaça de Castela e de outras potencias, inevitavelmente eles surgiram. Claro que mesmo esta leitura é ideológica. A malta da historiografia de linhagem francesa tende a preferir os números e os gráficos dos estudos económicos, ou a valorizar o papel dos grupos e das classes (um compreensível tique marxista). Também é compreensível que os franceses prefiram olhar assim para História, já que dificilmente encontrarao "grandes franceses" para eleger. O escolhido por lá, no concurso do mesmo género, foi o General De Gaulle, famoso por ter fugido para Inglaterra e deixado que americanos e ingleses morressem para libertar a França do domínio nazi), enquanto ele próprio combatia via rádio. Aqueles discursos eram mortíferos, acreditem. A quem quiser ouvi-los, empresto o cd (estou a falar a sério). Outros, na linha do politicamente correctos, preferem procurar realçar apenas as acçoes negativas (e lá vem a escravatura, a colonizaçao e a inquisiçao à baila), ignorando que nao se pode olhar para o passado com a mentalidade do presente e pretender que se compreendem as acçoes de entao.
Estamos perante um debate ideológico. Como o Estado Novo valorizou (e usou para efeitos de propaganda) os "grandes portugueses" que entendia, hoje falar em "grandes portugueses" é ser "fascista", como é defender o hino nacional e expor a bandeira fora do contexto desportivo. Outros receiam participar na escolha de "grandes" e "pequenos" porque isso implica uma opçao pessoal e subjectiva. É o caso de muitos historiadores. O problema é que confundem o seu trabalho de investigaçao, que deve ser imparcial e baseado em factos, com as naturais simpatias ideológicas, políticas, culturais ou outras que possuem face a uma ou outra personalidade. Acreditam, erradamente, que nao emitindo opiniao, ficam acima das influencias ideológicas da sociedade em que vivem. Acreditam viver num laboratório imaculado, longe da contaminaçao do mundo?
Pessoalmente, nao vejo qualquer problema em apontar personalidades portuguesas que foram importantes para a definiçao do nosso país actual e que interferiram no rumo do mundo, quer a nível político, quer a nível cultural, científico, económico... Ao fazer essas escolhas, minhas, pessoais, subjectivas, nao deixo de ser capaz de avaliar o que também fizeram de errado, nem de avaliar "imparcialmente" as suas acçoes.
.
ps: em relaçao ao programa, como é que é possível anunciá-lo assinalando a presença no debate de R. Araújo Pereira e deixar de referir a presença de J. Hermano Saraiva? Eu sei que é uma questao de marketing, mas mesmo aí nao sei se a opçao foi a mais correcta. Afinal, nao sei qual dos dois atrairá mais público...
quarta-feira, outubro 25, 2006
verdadeira conversa de treta
Enquanto decorre a votação para eleger a figura lusa mais notável, Maria Elisa modera um debate onde além das questões das perspectivas sobre o programa, serão debatidos temas como o legado histórico, deixado pelas grandes personagens. Participação do humorista Ricardo Araújo Pereira, Joana Amaral Dias, do bloco de Esquerda, do filósofo Eduardo Lourenço, da escritora Isabel Alçada e Lídia Jorge, dos professores José Hermano Saraiva e Luís Reis Torgal, de Fernando Nobre, médico da AMI e do jornalista Mário de Bettencourt Resendes." (ver página da rtp).
Mais uma aposta ganha
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=218928&idselect=9&idCanal=9&p=200
Mais um exemplo de sucesso a acrescentar à história do nosso país.
terça-feira, outubro 24, 2006
segunda-feira, outubro 23, 2006
clássico... empate justíssimo
domingo, outubro 22, 2006
sábado, outubro 21, 2006
sexta-feira, outubro 20, 2006
Portugal vale a pena II
.
Portugal sempre valeu a pena, desde o momento da sua criação (ela própria uma grandiosa obra de engenharia política e diplomática) e sobrevivência face (sobretudo) à ameaça espanhola e, depois, francesa e inglesa (uma longa história muito mal conhecida).
.
Portugal teve a maior e mais moderna armada do século XVI;
Portugal dominou os mares (razão pela qual a Inglaterra se quis unir a nós);
Com uma população não superior a 2 milhões de habitantes, Portugal partilhou o domínio do mundo com Espanha, controlou o comércio mundial de especiarias, inovou na navegação e na cartografia);
A constituição vintista era, na época, a mais avançada de uma Europa que permanecia, em grande medida, dominada por regimes absolutistas (talvez por isso só tenha triunfado na versão republicana de 1911, oitenta anos depois);
Portugal vale a pena
Nicolau santos,
Director adjunto do Jornal Expresso
In Revista Exportar
"Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de
recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.
Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de
tecnologia de transformadores.
Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu
conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os
vende para mais de meia centena de mercados.
E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual
você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o
filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.
Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas
bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários
prémios internacionais.
E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se
fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou
Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as
melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).
Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de
energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN
de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a
Europa por via informática.
Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram
sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a
pequenas e médias empresas.
Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA
ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou
que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das
auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado
mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que
produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos
espanhóis.
E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência
Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial
de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir
ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade
um pouco por todo o mundo.
O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive -
Portugal.
Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por
portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com
sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.
Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI,
BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software,
Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do
Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace,
Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas
também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim
Turismo.
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas
dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há
anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens
Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu
em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e
de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia
norte-americana).
É este o País em que também vivemos.
É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na
cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas
na saúde, no ambiente, etc.
Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o
progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.
Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos
orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não
invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma
velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez,
puxa uma carroça cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos
sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar
muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.
Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os
bons serem também seguidos?"