Seguidores

segunda-feira, novembro 13, 2006

fim do dia

Fim de aulas. Sou um privilegiado porque, como tenho uma turma reduzida de apenas seis ou sete alunos, dou aulas no gabinete dos directores de turma, onde há 3 pcs que realmente funcionam e ligações à net realmente operacionais. Na sala ao lado, outra turma, que terei amanhã, contacta (em muitos casos pela primeira vez) com a língua inglesa.
"...turma que terei amanhã"... É engraçado, antes tinha História ou Inglês, hoje tenho a turma A ou a turma B do 9º ano ou do secundário noturno ou do Efa ou do CEF. As palavras mantêm-se, mesmo agora que estou do outro lado do espelho. O termo faz sentido. Se calhar é errado em termos linguísticos, mas não no seu verdadeiro significado. Eu tenho essas turmas porque me ligo a elas, em dada medida são minhas e não quero outras no lugar destas, tal como antes não queria estas no lugar das anteriores. Enfim, talvez exagere, porque nem sempre é assim, mas felizmente a maioria das vezes é assim. Este sentimento de posse leva-me a ficar com a turma mesmo para lá de a perder. Ou eles é que ficam comigo, não sei bem. Falo assim porque estive na Régua, e as minhas turmas do 7º ano estão agora no 9º. Alguém me disse que eu parecia triste. Eu respondi que não era tristeza por lá estar naquele momento, mas por não poder continuar lá. Quando o disse já vinha a caminho (foi através de uma mensagem, essa moderna forma de falar sem obrigação nem esforço). Estava de facto triste, mas com alguma esperança, a de conseguir fazer das novas turmas tão minhas como aquelas. Insubstituíveis.
Se não fosse a escuridão que pintou as janelas de negro, pensar-se-ia que ainda é dia nesta escola. Ouvem-se vozes, passos nas escadas e o barulho da máquina de café... Só faltam os gritos na rua, as vozes dos adultos não são nada iguais às das crianças. Vendo bem, assim a escola é outra e tem menos piada. E é hora de ir embora, seja como for.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito se queixam os professores do trabalho que têm e da falte de tempo, mas parece-me que é tudo fogo de vista. Senão vejamos, a pessoa que mais posts publica neste blog é professor. Logo, tempo não lhe há-de faltar.