Seguidores

terça-feira, novembro 28, 2006

Bola de Ouro

A nomeação de Cannavaro para a Bola de Ouro da France Football criou alguma urticária, não percebo porquê. A primeira e principal crítica é a de que se trata de um defesa. Como se o futebol fosse jogado apenas por avançados ou médios. Tendo em conta o futebol actual, é mais decisiva a boa defesa (incluindo aqui os guarda-redes) do que os bons avançados. Diz-se que o "espectáculo" (muitas vezes confundido com circo de fintinhas sem consequência, de que muitos jogadores portugueses são pródigos, como Nani e Quaresma) é o que atrai o público. Isso é, em parte, verdade, mas também tem muito de falso. O que o público quer é ganhar, é essa a essência do futebol. Não é à toa que o jogo é comparado com a caçada ou com a guerra. Da guerra, por exemplo, foi retirada muita da terminologia hoje usada para comentar futebol: ponta de lança, atacante, derrota e vitória, capitão, massacre, táctica, sofrer, contra-ataque, avançado matador... E na guerra o que importa (mais) é a vitória, não a qualidade estética do último golpe que se deu antes de morrer. Depois há outro tipo de público, mais esteta, ou mais habituado a outro tipo de futebol, que mesmo ganhando poderá não sair contente do estádio. É o adepto que critica o jogo defensivo, que aplaude a boa finta e o toque de mestre, que apelida os seus ídolos de génios, sendo que nenhum deles é defesa e, muito raramente, guarda-redes. Só que estes adeptos não são italianos e não compreendem que o futebol não é todo igual e não tem uma só interpretação. Os italianos aplaudem e vibram com o futebol eficácia, por isso continuam a encher os estádios. E muitos dos que criticam o futebol italiano são, muitas vezes, os que aplaudiram a vitória do boavista no campeonato (feita não à base de mérito desportivo, mas de muita cacetada - outro termo bélico) ou elogiam o "cinismo" do Chelsea de Mourinho. A Itália, campeã do mundo, sempre primou pela eficácia e pelo jogo dito defensivo. É por isso justo que Cannavaro e Buffon sejam os atletas mais votados do ano que passou, porque são os melhores no seu estilo de futebol. E a sua vitória é também um prémio a todos os outros defesas e guarda-redes que, ao longo de anos de futebol, foram ficando esquecidos no momento dos prémios. Quanto aos avançados, têm o terceiro eleito, Henri, a representá-los.
.
ps: Há outra espécie de crítico à nomeação de Cannavaro, que é o idiota. O seu principal representante é, mais uma vez, samuel etoo (aplausos), que desceu novamente da árvore para proferir as alarvidades do costume: parece que classificou a nomeação como uma "mascarada". Quando Pujol foi eleito melhor defesa da champions, a mesma competição onde R. Carvalho e Cannavaro participaram, não viu a "mascarada." Espero que aprenda com Deco, seu colega de equipa, que tem opinião contrária em relação a nomeação do central italiano.
.
ps2: dizem os mal-intencionados que etoo só criticou a nomeação de Cannavaro porque se trata de um atleta que alinha no Real Madrid. Hum...

Sem comentários: