Seguidores

terça-feira, novembro 07, 2006

Real e Benfica

Um jogo não faz uma época nem uma derrota decide um título, ou a vitória no Bernabéu contra o barcelona teria posto fim ao campeonato. Em relação ao Capello, eu não o criticaria muito. Quando o célebre dream team de Crujff pensava ter já a taça dos campeões na mão, viu o modelo de jogo do Milan de Capello emperrar o carrocel. Resultado final, uma goleada e a taça em Milão. Capello é o melhor treinador no activo, triunfador em todas as equipas que liderou. Foi ele, recorde-se, que iniciou a construção do plantel do Real que venceu 3 champions em seis anos (e que um tal Queirós ajudou a destruir). Mas é impressionante como o barcelona, jogando o "melhor futebol do mundo" está só com três pontos de vantagem em relação a um Real que "joga mal e não convence." Só aqui se vê a diferença de grandeza das duas equipas.
Por fim, o Real já está apurado para a segunda fase da champions. O barcelona, se não jogar 12 contra 11, tem essa missão mais dificultada. Pessoalmente, acredito que passe, que seria da Uefa sem o seu clube? Para se ver como a entidade uefa/fifa protege o barcelona e sente as derrotas deste clube como se fossem suas, basta ver as críticas de L. Johansson em relação à forma como Mourinho comemorou o golo do empate em Camp Nou. Quando Figo foi presenteado com assobios e cabeças de porcos, quando Etoo cuspiu num adversário ou quando o treinador blaugrana, ainda no jogo com o Chelsea, cuspiu para o campo em sinal de desaprovação pelo tempo de descontos dado pelo árbitro, não se ouviram críticas da uefa/fifa.
.
ps: quanto ao Ronaldo, pessoalmente dispenso-o, até porque nunca gostei da criatura. Com ele, o Real não ganhou qualquer título relevante, tal como o barcelona não ganhou quando o teve no seu plantel. Um produto de marketing do grupo Adriano / Ronaldinho / Rivaldo / Geovanni. Se não fosse brasileiro... Lembrando L. Sanz, quantos prémios não teria ganho já Raúl se se chamasse Raulito Carioca?
.
Outra nota: não discuto o palmarés do FCP (que ofusca, por exemplo, o do Barcelona, tal como o do SLB faz). Mas eu não entraria nas outras modalidades, porque aí o grande campeão é o SCP, que é o clube português com mais taças europeias (não esquecer o atletismo).
.
Já não concordo é com a última afirmação. Eu desconfiava da qualidade do estudo dessa FutureBand. Porque, quer se queira quer não, a maior marca portuguesa é o Benfica. Ninguém tem tantos adeptos e simpatizantes como o Benfica, nem juntando SCP e FCP. E nenhum tem capacidade para ser mais rentável. Basta ver que, apesar de ser bem gerido em termos de marketing, de ter tantas vitórias e presenças na champions, e consequente vendas de jogadores, o FCP apresenta um passivo enorme. Nenhum clube português é tão conhecido no estrangeiro como o Benfica (constatei isso ainda este ano: na Irlanda, a única camisola portuguesa à venda era do SLB e os guias, quando sabiam que era português, só me perguntavam se era do Benfica ou do Sporting).

Sem comentários: