Seguidores

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Uma derrota surpreendente, outra não tanto e mais pontapés na bola

Foi realmente uma surpresa a derrota do Real em casa com o Recreativo. Mas não é seguramente motivo para contestar o trabalho de Capello. Volto a recordar que se trata provavelmente do melhor treinador no activo e que tem mais títulos e triunfos que qualquer outro. No final veremos os resultados, porque o trabalho dele tem apenas três meses. Aliás, quem contesta Capello (sobretudo os jornalistas) não têm grande memória nem estão atentos às suas palavras ou à realidade. Fazem-no a partir de ideias pré-concebidas e depois adaptam a realidade a elas, mas isso é outra questão.
Quanto ao jogo, foi marcado pela morte de quatro adeptos do Recreativo (acidente de viação na viagem para Madrid) e, num outro aspecto, com a antecipação das férias (o Real perde habitualmente estes jogos pré-navidad).
Nota: Perante a morte dos adeptos do Recreativo, Real e Recreativo queriam adiar o jogo, algo que a federação de Villar não aceitou (se fossem adeptos de outro clube...). O Real suspendeu a cerimónia de homenagem a Cannavaro, os seus jogadores entraram com faixas pretas, foi guardado um minuto de silêncio e as receitas do jogo serão entregues às famílias das vítimas. Como escreveu hoje a Bola, "Real mostra grandeza".
Ainda a propósito de futebol, algumas notas que não tive oportunidade de fazer no momento certo:
1. Cannavaro foi eleito, merecidamente, o melhor jogador do mundo de 2006. Foi um ano inesquecível para o jogador. Foi campeão em Itália (título depois retirado na secretaria para satisfazer um Inter cheio de estrelas, mas sem treinador), campeão do mundo frente à poderosa França de Henri e Zidane e assinou pelo Real Madrid de Capello, garantia de mais títulos. Que mais poderia um jogador querer?
2. Mais uma vez se disputou o "campeonato do mundo" de clubes, com a final entre o barcelona, representante europeu, e o Internacional de Porto Alegre. Venceram os brasileiros por 1-0, conrtariando as expectativas jornalísticas, que pelos vistos acreditam piamente nas suas próprias mentiras. O interessante aqui foram as desculpas de Crujjff e restante universo barcelonista. Disse o ex-treinador derrotado pelo Milan de Capello na final da Taça dos Campeões que a culpa foi dos fusos horários, uma vez que o torneio se disputou no Japão. Pelos vistos, a diferença horária é prejudicial às equipas europeias. Curioso argumento para justificar uma derrota. Em primeiro lugar, se sabiam das diferenças horárias, que fossem mais cedo. Em segundo lugar, se a culpa fosse da hora, como explicar que tenham ganho o primeiro jogo (quando o efeito jet lag seria mais forte) e perdido o segundo? Em terceiro lugar, observando a lista dos anteriores vencedores, vemos claramente que é muito difícil uma equipa europeia vencer (oh Crujjff, tem juízo): das 42 edições, por 21 vezes venceram equipas europeias, entre as quais Milan e Real Madrid (3 vezes cada), Ajax, Bayern, Inter, Juventus, Porto (2 vezes), Atl. Madrid, Borussia, Estrela Vermelha, Feyenoord, Racing e Manchester (1 vez). Se calhar, o problema do fuso horário afectou o agente da UEFA que deveria ter conversado com o árbitro antes do jogo para garantir a vitória da "sua" equipa. Será que o homem não terá acordado a tempo?
3. Sublinhe-se o regresso de Liedson aos golos e, consequentemente, do Sporting às vitórias. Mas o clube precisa de se reforças em Dezembro e Rochemback seria um excelente regresso.
4. Ricardo Costa despede-se do FCP com lágrimas. É um momento que não deixa de ser tocante.
5. A ex-companheira de Pinto da Costa publica um livro no mínimo curioso. Zangam-se as comadres...
6. O Guimarães deveria mudar o nome para Derrota Sport Clube, a ver pelos resultados.
7. O Real Madrid contratata dois jovens argentinos, Higuaín (já confirmado) e Gago.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só uma questão... este blog tem alguma relação com Brasfemes ou pessoas de lá? É que foi assim que vim cá parar.

Um grande RAUF para vocês e um Bom Natal!