Seguidores

domingo, junho 12, 2011

Jantar Indiano





















Não faço ideia há quanto tempo anda a adiar este jantar com ementa indiana. Porque nem sempre é fácil conciliar agendas de uns e outros. Porque nem sempre durante a semana seja fácil encaixar um jantar mais prolongado. Mas desta vez não deixei que nenhum pretexto condicionasse e lá se fez o jantar.

Aproveitou-se o contexto festivo do fim de semana prolongado e marcou-se para sábado. E se inicialmente só contava com a A., o P. e o grande H., lembrei-me de estender o convite à S. e o J. que poucas vezes tenho o prazer de ter por cá. E claro está sabia que não seria desconfortável juntar todos estes comensais à mesa.
No talho também só aumentaria a dose de frango para o prato principal. De resto, tudo fácil...


De manhã tratei das últimas compras. Passei no mercado para alguns frescos e legumes, e também na casa da minha amiga V. que me tinha avisado que tinha lá em casa os "frescos" do seu alentejo. Fiquei logo a pensar onde poderia encaixar algumas daquelas maravilhas na minha ementa... Sofreu alterações, claro!

Fiz umas bolachas de azeite, que encontrei aqui, supostamente para acompanhar húmus. Mas acabei por não o fazer. E no último momento coloquei um queijo na mesa que de indiano não tinha nada, mas que serviu para ir entretendo, sobretudo as crianças.

Abriu-se a refeição com um "shot". Uma sopa fria pouco convencional. Honestamente não agradou a todos. E não me espanta que assim seja. São sabores muito diferentes do que estamos habituados. Mas a comida também tem esse lado de aventura e descoberta.
É um Palak Raita. Básicamente uma sopa de espinafre e iogurte fria. E foi aqui que usei os espinafres que vieram do alentejo.

Depois servi Samosas, e também não estáva previsto. Queria fazer pooris, mas ao fazer uma pequena pesquisa encontrei este pastel que achei mais rico e resolvi fazê-lo. Troquei apenas a carne de cordeiro por frango. Talvez também tenha diminuído ligeiramente a quantidade de especiarias, a pensar nas crianças. Ao contrário da sopa, esta entrada agradou bastante a todos, até o pequeno H. quis repetir.

Para prato principal, este prato de frango, que é muito simples de fazer e que mais uma vez tem a vantagem de poder ser preparado com alguma antecedência e no forno. Fiz duas pequenas alterações à receita original mas que julgo não a comprometem. No caldo, substitui o alho francês por aipo, e em vez de arroz basmati, usei vaporizado. Fiz bastante. Sobrou para o almoço de hoje. Foi óptimo porque a noite terminou tarde e o dia tabém não começou cedo.

Para rematar a refeição, e no mesmo registo, a A. preparou um pudim indiano de coco, muito fresco e que me soube muito bem. Tão bem que repeti. Logo eu que nunca repito sobremesas. Aliás, que poucas vezes as como.

Com muitos abstémios à mesa, nada melhor do que água e um chá de menta bem fresco para acompanhar toda a refeição.

O jantar que se segue?

2 comentários:

ana.domingues disse...

Minha querida como sempre tudo maravilhoso!! Adoramos a vossa companhia. Obrigada por tudo. Bj

guida c disse...

Atreveu-se a comentar? Já nada me espanta ;)