Seguidores

quinta-feira, junho 09, 2011

E antes da sardinhada...



Entre um jantar especial e uma noite de sardinhada que se avizinha, preparei este jantar que cumpriu a sua função: alimentar os comensais, com satisfação, de forma saudável e equilibrada.
Com a batata nova lá por casa não me canso de a fazer assada, simplesmente bem lavada, fatiada e temperada de formas variadas. Desta vez, regada com azeite, salpicada de sal, folhinhas de tomilho e alho picado. Para as tranches de pescada chilena, preparei a cama! Espinafres bebés, salteados em azeite, com um pouco de sal e pimenta rosa, não mais que um minuto a murchar na sertã. Mal saíram dessa, com ela ainda quente, não fosse esfriar, preparei os restantes acompanhamentos, os cogumelos laminados, que na sua maciez encontram sempre quem os aprecie. Para lhes fazer companhia, na forma laminada, pêras, não rocha, mas de casca verde, de uma doçura encantadora que foram cortar a acidez do último elemento que acrescentei ao prato: alcaparras picadas.

Seguem-se as sardinhas. E parece que com caldo verde a abrir a festa. Só não contem comigo para a fartura de encerramento.

Sem comentários: