Seguidores

quinta-feira, agosto 11, 2011

Polvo para 4 apreciado a 2



Estar com as meninas em casa a 100% pode tornar a hora das refeições um pouco cansativa. Ou porque a sopa está quente, ou porque se entornou o copo, ou a fruta pretendida é maçã e não uvas...

E hoje, particularmente, apetecia-nos um jantar só a 2, ainda que com elas cá por casa.
Um prato de forno permite isso: Polvo à lagareiro!
Primeiro jantam as meninas. A horas certas. Depois nós, com elas a deliciarem-se com o dvd da grande polgarzinha.

Polvo cozido da forma habitual. Batatas e chalotas assadas no forno cerca de 30 minutos com sal. Depois do murro nas ditas, regado generosamente com azeite, dentes de alho esmagados e com o polvo a acompanhar, mais 10 minutos no forno.
Servido com mais azeite e exageradamente salpicado de coentros picados grosseiramente.
Já que é a 2, que seja acompanhado por um vinho. Um maravilhoso Maria Gomes da Quinta dos Cozinheiros. Fresquinho a combinar com o verão que finalmente aqui chegou.
Soube bem este jantar para 4, saboreado a 2! Com as sombras a uma distância confortável.

2 comentários:

Babette disse...

Compreendo perfeitamente. Às vezes tb promovo um "vá para fora cá dentro e tente ter um jantar romântico e calmo com os rapazes a ver um filme". Não é uma solução perfeita, mas conseguem-se uns minutos relaxados...
Beijinho
Babette

G F disse...

Acho que nem vou falar do polvo por causa do "Maria Gomes":limpo, crocante, seco, fruta verde com um ligeiro toque de ervas e flores secas...e se era de 2005, então era de chorar por mais. Não se aflija que não sou assim tão"avinhado". Estive a ver o "book". Polvo à lagareiro e Maria gomes, uma dupla bem conseguida para uma bem conseguida dupla (leia-se par). Parabéns.
Beijos.
Gabriel