este blog é como um interruptor de egos: quando estás em baixo, anima-te; quando estás demasiado fortalecido, nivela-te
sexta-feira, dezembro 31, 2010
Kseniya Simonova
Na final, ao vivo, fez uma animação da invasão da Alemanha na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial, tendo usado os dedos e uma superfície com areia.
Trouxe lágrimas aos olhos de juízes e do público. Foram 8 minutos maravilhosos que demonstraram um talento especial e trouxeram, através da arte, a memória viva de uma guerra que marcou várias gerações.
É de arrepiar mesmo.
quinta-feira, dezembro 30, 2010
Esparguete Carbonara
Doçaria de Natal
terça-feira, dezembro 28, 2010
Maçã recheada
Depois do bacalhau com batatas e couves típico da consoada, seguiu-se o perú recheado, também ele próprio da época. Apesar da culinária nestes dias ficar a cargo da mãe, não pude deixar de colaborar e resolvi fazer um acompanhamento para o perú. Socorri-me do que havia no frigorífico porque não foi de facto planeado. Surgiram estas maças assadas com recheio que ligaram bem com a carne.
O QUE USEI:
maçãs
linguíça
passas de morango
queijo fresco de cabra
avelãs
cogumelos
sal
azeite
COMO PREPAREI:
Lavei bem as maçãs e com instrumento próprio descarocei. Depois parti ao meio e aproveitei o veio para dispôr o recheio. Na picadora, piquei cogumelos fresco e uma linguíça. Envolvi com um pouco de sal e azeite. Recheei as maçãs com esta pasta. Cortei fatias de queijo fresco de cabra e coloquei por cima. Depois piquei as passas de morango (uma delícia que desconhecia) com as avelãs e cobri o queijo. Levei ao forno a assar em prato forrado com papel vegetal e regado com fio de azeite.
Na foto, é uma das versões que fiz sem queijo, para mim e para a S. que não gostamos desse alimento.
segunda-feira, dezembro 27, 2010
Outro jantar de Natal antecipado
sábado, dezembro 25, 2010
quinta-feira, dezembro 23, 2010
segunda-feira, dezembro 20, 2010
Coulant de chocolate negro
Adoro este coulant, até porque o chocolate é na verdade o único doce que me deixa incapaz de discernir com clareza ;)
O QUE USEI:
6 ovos
160 g açúcar em pó
225 g manteiga amolecida
40 g maizena
60 g farinha de trigo
225 g chocolate negro com 70% de cacau
COMO FIZ:
Untei com manteiga e polvilhei com farinha 10 taças de ramekins. Cortei o chocolate e coloquei a derreter em banho-maria. Bati a manteiga até ficar cremosa. Juntei o açúcar e bati até estar incorporado. Adicionei os ovos e envolvi bem. Misturei a farinha e a maizena e continuei a bater, juntei o chocolate batendo até obter uma massa perfeitamente homgénea. Coloquei nas taças e levei a congelar coberto com película aderente.
No sábado pré-aqueci o forno a 200º. Cozi os bolos directamente do congelador cerca de 20 minutos, até formar uma pequena crosta na cobertura.
Retirei do forno e desenformei imediatemente. Servi apenas com uma folha de hortelã, porque o pecado da gula não permite mais excessos...
domingo, dezembro 19, 2010
Duo doce e salgado
A ementa deste dia contemplou para a entrada um duo doce/salgado. Optei pelos já tradicionais tomates recheados e umas pêras com bacon.
Agradou aos convivas.
O QUE USEI para os tomates:
tomates
atum
sultanas douradas
coentros
hortelã
azeite
queijo mozarella de búfala
flor de sal
COMO FIZ:
Cortei os tomates no topo e retirei toda a polpa. Lavei e reservei. Numa taça misturei o atum com as sultanas e as ervas picadas. Temperei com a flor de sal e azeite. Recheei os tomates e tapei com um pedaço de queijo e reguei com azeite. Levei ao forno forte em assadeira forrada com papel vegetal.
O QUE USEI para as pêras:
pêras
avelãs picadas
queijo mozarella de búfala
bacon
COMO FIZ:
Parti as pêras em metades. Retirei o caroço e o veio do meio. Coloquei um pedaço de queijo, as avelãs. Envolvi com uma fatia de bacon e prendi com palitos. Assei nas mesmas condições e em simultâneo com os tomates.
Da próxima vez faço uma calda com o vinho do porto para regar, e dou-lhe o nome pomposo de redução de porto ;)
terça-feira, dezembro 14, 2010
Tomai, Senhor, e recebei
Desejo, desde já, um feliz Natal para todos os niveladores. Que a vossa entrega ao próximo e acções manifestadas dêem muitos frutos. A recompensa será naturalmente recebida e tudo aquilo que desejam será alcançado.
Autor: Joaquim dos Santos
segunda-feira, dezembro 13, 2010
O idiota do mês
quinta-feira, dezembro 09, 2010
Frango assado com batatas gratinadas
Depois de um dia complicado, ouvi alguém dizer que o jantar tinha sido a única coisa boa desse mesmo dia. Valeu a pena, ainda por cima com pouco trabalho!
O QUE USEI para o frango:
frango caseiro cozido em água com folhas de limão e alecrim
salsinhas frescas de perú
pimentos vermelhos
cenouras semi-cozidas no caldo do frango
azeite de dendém
flor de sal
COMO FIZ:
Cozi previamente o frango (por ser caseiro) e coloquei numa assadeira com o azeite, as salsichas, as cenouras e o pimento. Levei ao forno forte e fui regando com o caldo da cozedura.
O QUE USEI para as batatas:
batatas cortadas em rodelas finas
natas frescas
queijo mozarella ralado
salva fresca picada
pimenta
flor de sal
COMO FIZ:
Envolvi todos os ingredientes e levei a assar numa assadeira em simultâneo com o frango, até ficar dourado.
Esperar sentado
terça-feira, dezembro 07, 2010
Capelos
Obrigada aos niveladores e a todos os outros que fazem parte do processo.
sábado, dezembro 04, 2010
Todos são iguais, uns julgam-se "mais iguais do que outros"
Por fim, por pressão dos dirigentes do Osasuna e dos meios de comunicação, a federação deu um passo atrás e manteve a hora do partido. E lá tiveram que seguir as vedetas de comboio e autocarro, como os restantes colegas de profissão que não têm "sangue" azul e vermelho:
"Pero el Barça es especial, ya se sabe. Sólo él se retiró de la Copa (¿recuerdan? contra el Atlético) sin sanción. Sólo él jugó una vez a las doce de la noche (¿recuerdan? contra el Sevilla). Sólo él retiró a dos jugadores de la Selección para jugar la Supercopa (¿recuerdan? Xavi y Puyol, contra Islandia). Sólo él pudo acudir a la justicia ordinaria sin reproche, tras lo del cochinillo. (La Federación cambió la norma, luego el Barça se retiró de esa vía y la Federación le aplicó el beneficio de retroactividad administrativa y no cumplió el cierre). Todo eso es villarato, no sólo (que también) lo de Iturralde y demás." (As)
Claro, e a partir de janeiro vais passar a andar de autocarro
Nunca mais é dia de reis (ou S. João)
Tudo isto a propósito de músicas de natal. Porque não percebo como é possível passar tanta música ridícula, quando há tanta música boa de natal. Assim momentos como este, que valeram a pena:
sexta-feira, dezembro 03, 2010
Mais uma noite mágica no regresso a Viena
O F.C. Porto entrava em campo com o apuramento garantido. Pela primeira vez, apresentava-se como única equipa europeia sem derrotas. Um registo a manter enquanto possível.
De relembrar no dia anterior as palavras de um dos treinadores adversários: "«O F.C. Porto é a equipa mais técnica da Europa, a seguir ao Barcelona», disse o búlgaro. Seguiu-se Bernd Schuster, consagrado técnico do Besiktas: «O F.C. Porto é uma fábrica de futebol».
terça-feira, novembro 30, 2010
segunda-feira, novembro 29, 2010
sábado, novembro 27, 2010
Clafoutis
Segundo ela, esta é uma receita tradicional francesa, da zona de Limousin.
Como não envolve muitos ingredientes, avancei.
O QUE USEI:
2 colheres de chá de óleo vegetal
75 g farinha
50 g açúcar
4 ovos
300 ml leite meio gordo
1 frasco de cerejas em calda sem caroço
COMO PROCEDI:
Coloquei o óleo numa forma sem buraco. Levei ao forno a 220º. Numa taça juntei a farinha com o açúcar e envolvi. Juntei um a um os ovos, seguidamente o leite. Verifiquei se a forma já estáva suficientemente quente. Deitei as cerejas escorridas na massa. Retirei rapidamente a forma do forno e deitei a massa. Levei a cozer 30 minutos. Ao final desse tempo, a massa despega dos lados, mas imediatamente amolece. O cheiro é óptimo por isso é difícil fazer um compasso de espera para lhe espetar a faca. (não desenformar)
quinta-feira, novembro 25, 2010
Grande jogo, espero eu...e que ganhe o Barça!!!!
«Há portugueses do lado do Real e gostava de vê-los vencer. Mas o adepto portista, como eu sou, sempre se identificou mais com o Barcelona. Pelo crescimento que teve, pelas lutas que enfrenta com a capital, pela evolução dos anos 70, há uma ligação forte entre Porto e Barcelona.»
«Sou um adepto incondicional do estilo de jogo do Guardiola. É uma equipa que reflecte o futebol que todos deviam jogar. Um futebol mágico e que roça a perfeição. O Real Madrid está num momento espectacular, mexeu de uma forma super-perspicaz no mercado, como só o José Mourinho sabe fazer. As contratações do Ozil e do Khedira, o crescimento do Marcelo, só um líder como Mourinho consegue isto.»
E então, quem quer Villas-Boas que vença? «Guardo para mim a resposta.»
Legumes cozidos no vapor
Quanto ao wok, também o utilizo muito para os salteados, onde coloco muito pouca gordura. Claro está que tem de ser um wok a sério, de ferro, ou então, se recorrer às imitações que se encontram um pouco por todo o lado, pode ter a certeza que o tempo de vida é muito limitado. Cá em casa, o primeiro foi desses. Queimou ao fim de dois meses.
Experimentem o vapor!
quarta-feira, novembro 24, 2010
Lulinhas recheadas
Acompanhei estas com batatas fritas com salva. As minhas batatas fritas são semi-fritas, porque ficam apenas com uma leve fritura. Para evitar grandes quantidades de sal, envolvo-as em diferentes ervas aromáticas que lhe dão sabor.
O QUE USEI:
lulas limpas
pimentos vermelhos
cogumelos
coentros
camarões
alho
azeite
sal
pimentão doce
açafrão
vinho branco
COMO FIZ:
Na picadora coloquei os cogumelos, pimentos, coentros, alho e os tentáculos das lulas. Transformei numa pasta e recheei as lulas, fechando-as com um palito. Num tacho coloquei um fio de azeite, as lulas com os temperos e um pouco de vinho branco. Deixei cozinhar em lume médio cerca de 15 minutos. Depois acrescentei os cogumelos sem casca mais cerca de 5 minutos até apurar.
Servi com as batatas e desejámos que fosse o dobro.
terça-feira, novembro 23, 2010
2 x maçã
SOPA:
batatas
maçãs
cebola
alho
azeite
sal
Salteei a cebola e o alho em azeite. De seguida cozi os restantes ingredientes e depois passei com a varinha mágica até conseguir um creme aveludado.
FETTUCCINE COM MAÇA e lulas:
lulas
maçãs
cogumelos
fettuccinne
malagueta
tomilho
alho
azeite
sal
Cozi a massa e reservei. Salteei as lulas e os cogumelos com alho, a malagueta bem picada e as folhas de tomilho. Juntei a maçã fatiada mais dois minutos e envolvi a pasta. Servi em pratos aquecidos.
segunda-feira, novembro 22, 2010
Tarte de grão de bico
Este foi o resultado.
O QUE USEI:
massa de quebrar
grão de bico
alho francês
pacote de soja (substituto de natas)
cenoura ralada
cogumelos laminados
sal
tomilho
COMO PROCEDI:
Salteei tudo em azeite. Forrei a forma com a massa. Coloquei tudo e levei ao forno cerca de meia hora em forno a 200º.
Bom apetite!
domingo, novembro 21, 2010
os niveladores tem novo visual
sábado, novembro 20, 2010
sexta-feira, novembro 19, 2010
TRABALHO INFANTIL
EMPADÃO DE PEIXE
Bom apetite!
quinta-feira, novembro 18, 2010
Fado Português em noite histórica
Que grande tareia ibérica ...!!! ..."Ronaldo, aquilo não se faz ao Casillas, hehehe"
quarta-feira, novembro 17, 2010
Vai fazer sessenta e oito anos. A velhice é melhor ou pior do que esperava?
Muito pior. Na velhice perde-se tudo.
E não se ganha nada? A sabedoria, a serenidade, etc.?
Tretas. Só acredita nisso quem não chegou a velho.
O Triunfo dos Porcos
terça-feira, novembro 16, 2010
NOODLES
O QUE USEI:
frango grelhado
noodles
malagueta
coentros
pêssego em conserva
molho de soja
molho nuoc mam
vinagre de arroz
COMO FIZ:
Cozi a massa de acordo com as instruções. Juntei os molhos e mexi bem. Piquei miudamente a malagueta e os coentros. Cortei as metades de pêssego em fatias finas. Coloquei nos pratos a massa, os pedaços de frango grelhado e as fatias de pêssego. Salpique com a malagueta e os coentros. Reguei com molho q.b.
Delicioso! Se fosse época de pêssego ainda era melhor...
segunda-feira, novembro 15, 2010
Cenas de rara violência continuam nos estádios de futebol
post scriptum: O discurso deve ter envergonhado alguém para os lados do clube bracarense, já que a sua transcrição no site oficial retirou as pérolas do sr. presidente, deixando-nos com uma versão adaptada ao português da gramática.
quinta-feira, novembro 11, 2010
O país de sócrates
quarta-feira, novembro 10, 2010
James - 4 de Dezembro, Pav. Rosa Mota
segunda-feira, novembro 08, 2010
JANTAR DE CONCERTO
Os ovos são uma solução óptima para estes jantares volantes ou para uma merenda de fim de dia. E mais uma vez, pode sempre variar nos recheios, conforme o desejo ou o que tem no frigorífico. Como inicialmente contava com uma vegetariana, que depois não pode vir, utilizei como base cogumelos portobello.
O QUE USEI:
cogumelos
cebola
hortelã
pão de forma
ovos
sementes de sésamo
flor de sal
azeite
COMO FIZ:
Untei o meu tabuleiro de muffins com manteiga. Com um rolo da massa, passei 12 fatias de pão de forma até ficarem mais finas e moldáveis. Forrei os buracos da forma com este pão. No interior coloquei um salteado de cogumelos com cebola e hortelã picada. Parti um ovo sobre cada um e temperei com um pouco de flor de sal e salpiquei com sementes de sésamo. Foi ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 25 minutos. Muito bom.
E depois, encher a alma com o admirável Wim Mertens e a Tatiana no violino.
5-0 chega????? Talvez!!!!!!
quarta-feira, novembro 03, 2010
PEIXE EM CAMA DE CUSCUZ, OU PEIXE EM 9 MINUTOS
Saí naquela hora crítica em que ou se vai buscar o jantar a algum lado, ou têm-se alguma coisa no frigorífico, ou, no meu caso, chega-se a casa e em menos de 10 minutos orientamos um jantar rápido, saboroso e equilibrado.
Com a sopa já feita, deixei que o pai fosse adiantando essa parte e tratei do resto. Cuscuz é sempre uma solução rápida e eficiente. O que juntar? Tranches de pescada e legumes. A V. tinha acabado de me dar alguns pimentos vindos directamente do Alentejo. Resultou num prato a que podia dar o nome presunçoso de "peixe em cama de cuscuz com legumes em redução de azeite perfumado com açafrão", mas prefiro "peixe em 09 minutos" porque temos de ser práticos. Mas não ficou mal, pois não?
O QUE USEI:
tranches de pescada
pimentos
cebola
cogumelos
feijão verde
azeite
açafrão
COMO FIZ:
Num tacho coloquei azeite e meia cebola cortada em rodelas, as tranches e o legumes cortados. Juntei um pouco de sal e açafrão e, a meio da cozedura, um pouco de água quente. Entretanto, fervi água onde desfi meio caldo de legumes, reguei o cuscuz, coloquei as folhinhas de um ramo de tomilho e deixei repousar 5 minutos. Depois passei um garfo e empratei. A mais pequena adora cuscuz, a maior não se rende ao pimento. Nós adultos comemos tudo, acompanhado por meio copo do vinho português mais conhecido no estrangeiro.
entrevista de José Mattoso ao Público
Porque é que é tão importante não dar nada por adquirido, não cristalizar nas coisas? Ter várias vidas.
Não há nada neste mundo que possa preencher todos os nossos desejos, todas as oportunidades que a vida nos oferece. A vida oferece tantas... Só podemos responder a uma parte muito pequena dessas. Isto é o que me ensina uma reflexão sobre o Ser, uma reflexão sobre Deus, sobre a "espantosa realidade das coisas".
http://www.publico.pt/Cultura/jose-mattoso-diz-que-nao-e-um-genio_1462642?all=1
terça-feira, novembro 02, 2010
POLVO À LAGAREIRO
O QUE USEI:
batatas
polvo cozido
cebolas pequenas
coentros
alho
azeite (com generosidade)
COMO FIZ:
Assei as batatas, cebolas e alho em forno a cerca de 220º, cerca de 25 minutos, com poucas pedras de sal, porque o polvo já é suficientemente salgado. Depois de assadas, dei um murro em cada uma, juntei o polvo cortado em pedaços, reguei com muito azeite e levei ao forno mais 7 minutos. Tirei e polvilhei com muito coentros picados. Nunca sobra nada.
segunda-feira, novembro 01, 2010
domingo, outubro 31, 2010
ALMOÇO DE DOMINGO
Para finalizar, fruta da época, do quintal da Z. Dióspiro com canela. Foi uma sugestão da C. e do M. Fiquei fã.
Para o empadão:
O QUE USEI:
carne de frango picada
1 cenoura grande picada
1 talo de alho francês picado
tomate
molho de tomate com pimentos e cebola (previamente feito e congelado)
cebola
azeite
batatas
coentros
oregãos secos
queijo mozarella ralado
hortelã picada
COMO PROCEDI:
Numa panela refoguei o azeite com a cebola e o alho até quebrar. Juntei a carne picada até ficar ligeiramente dourada. Depois acrescentei a cenoura picada e o alho francês bem picado. Mais tarde os tomates cortados e o molho de tomate. Deixei levantar fervura e depois baixei o lume e cozinhei por cerca de 20 minutos até engrossar.
(Fiz de véspera e guardei, depois de arrefecido no frigorífico. Fiz em quantidade suficiente para utilizar metade para uma lasanha de frango a fazer durante a semana).
Hoje de manhã cozi as batatas. Numa taça, juntei-as ao azeite, hortelã bem picada e ao queijo. Esmaguei tudo e temperei com flor de sal e pimenta.
Coloquei num prato de forno a mistura da carne e cobri com o puré. Levei ao forno bem quente (cerca de 220º) e deixei assar cerca de meia hora.
As variações de carne e peixe são imensas. Por isso, pode-se fazer este prato sem ser repetitiva.