Seguidores

quarta-feira, novembro 03, 2010

PEIXE EM CAMA DE CUSCUZ, OU PEIXE EM 9 MINUTOS



Hoje ao final da tarde fui com a minha amiga V. a mais uma iniciativa do Casino Figueira. Desta vez, o lançamento de dois livros de história local que resultam num bom contributo para quem trabalha nesta área.
Saí naquela hora crítica em que ou se vai buscar o jantar a algum lado, ou têm-se alguma coisa no frigorífico, ou, no meu caso, chega-se a casa e em menos de 10 minutos orientamos um jantar rápido, saboroso e equilibrado.
Com a sopa já feita, deixei que o pai fosse adiantando essa parte e tratei do resto
. Cuscuz é sempre uma solução rápida e eficiente. O que juntar? Tranches de pescada e legumes. A V. tinha acabado de me dar alguns pimentos vindos directamente do Alentejo. Resultou num prato a que podia dar o nome presunçoso de "peixe em cama de cuscuz com legumes em redução de azeite perfumado com açafrão", mas prefiro "peixe em 09 minutos" porque temos de ser práticos. Mas não ficou mal, pois não?

O QUE USEI:
tranches de pescada
pimentos
cebola
cogumelos
feijão verde
azeite
açafrão

COMO FIZ:
Num tacho coloquei azeite e meia cebola cortada em rodelas, as tranches e o legumes cortados. Juntei um pouco de sal e açafrão e, a meio da cozedura, um pouco de água quente. Entretanto, fervi água onde desfi meio caldo de legumes, reguei o cuscuz, coloquei as folhinhas de um ramo de tomilho e deixei repousar 5 minutos. Depois passei um garfo e empratei. A mais pequena adora cuscuz, a maior não se rende ao pimento. Nós adultos comemos tudo, acompanhado por meio copo do vinho português mais conhecido no estrangeiro.

Sem comentários: