Seguidores

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Coulant de chocolate negro



Ainda do fim de semana, a sobremesa que é uma verdadeira tentação e que tem uma vantagem espantosa para quem não tem tempo ou não quer passar a manhã de sábado na cozinha: pode fazer-se com vários dias de antecipação. Depois é só congelar e no dia pretendido, levar ao forno 20 minutos. Pode ter sempre de reserva, para momentos inesperados. Esta receita é para 10 pessoas.
Adoro este coulant, até porque o chocolate é na verdade o único doce que me deixa incapaz de discernir com clareza ;)

O QUE USEI:
6 ovos
160 g açúcar em pó
225 g manteiga amolecida
40 g maizena
60 g farinha de trigo
225 g chocolate negro com 70% de cacau

COMO FIZ:
Untei com manteiga e polvilhei com farinha 10 taças de ramekins. Cortei o chocolate e coloquei a derreter em banho-maria. Bati a manteiga até ficar cremosa. Juntei o açúcar e bati até estar incorporado. Adicionei os ovos e envolvi bem. Misturei a farinha e a maizena e continuei a bater, juntei o chocolate batendo até obter uma massa perfeitamente homgénea. Coloquei nas taças e levei a congelar coberto com película aderente.
No sábado pré-aqueci o forno a 200º. Cozi os bolos directamente do congelador cerca de 20 minutos, até formar uma pequena crosta na cobertura.
Retirei do forno e desenformei imediatemente. Servi apenas com uma folha de hortelã, porque o pecado da gula não permite mais excessos...

Sem comentários: