Seguidores

domingo, janeiro 13, 2008

Sorrisos bonitos, para que servem afinal?


Tantas vezes me disseram "tens um sorriso lindo" um instante antes de virarem costas e desaparecerem. Seria uma forma de se despedirem? E o sorriso no meio do adeus, o que é, afinal? Gaivotas que riscam círculos brancos no céu sobre o navio que parte? O lenço que se agita? A mão que acena? Os violinos que enchem a sala na última dança, prolongando a música, fazendo-a quase (quase) eterna nos corações? A lágrima que não escorre por vergonha ou timidez? Ou será o sorriso a carga que levam na mala, a recordação de mim que serve sobretudo para embelezar o passado, de forma que possam olhar para trás sem lamentos, pensando "foi bom" só porque o meu sorriso lhes era oferecido e os seus corações ficavam felizes, sorrindo também entre duas batidas?

A verdade é que não sou uma estátua sentada a sorrir, branca, esquecida no canto de uma sala. Há momentos em que o que menos quero é sorrir, em que o que menos preciso é de sorrir. Só que nesses momentos que vos acontece? Perguntam por mim e a mim parece-me que não perguntam por mim, mas pelo meu sorriso. É preciso sorrir, mesmo que esteja triste, o sorriso é a aspirina da alma, toma-se e já está, tudo passou, tudo está bem. Não é verdade. Há momentos em que a dor é tão grande que o que vocês tomam por sorriso é um esgar de dor contida, amordaçada. Mas como o que se vê é quase um sorriso, todos satisfeitos e muda-se de assunto. Assim, sem mais.

Tantas vezes vos disse, claro que sem falar, que o sorriso era um grito, que se era bonito era porque todo ele foi esperança e sonho e agora é um pouco menos, é esperança e sonho de voltar a ser o que era. É confuso, eu sei. É confuso como é confuso tudo isto cá dentro, por detrás do sorriso onde pára o vosso olhar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada por teres feito tuas as minhas palavras... Obrigada por teres posto em palavras os meus sentimentos... Pena é, apenas, que nenhum daqueles que me vê unicamente como um sorriso vá ler algum dias estas linhas e páre para pensar no quanto magoa ao esperar de mim apenas um sorriso... mais um sorriso... Muitas vezes me questiono porque razão a Natureza me dotou com tal característica que todos vocês apreciam... Ela é honesta e humilde mas tantas e tantas vezes se transforma em dor cá dentro!!! Tantas vezes quero deixar o sorriso de lado e gritar de fúria pois isso é só um pouco de mim!!! Eu sou muito mais para além do meu sorriso... Mas acredita que neste preciso momento, apesar da turbulência dos sentimentos que me assaltaram ao ler as tuas palavras, estou a sorrir porque tu conseguiste ver mais além... Obrigada!!!

Anónimo disse...

Este (MEU) sorriso nunca se fez grito... A sua ausência nunca foi notada como grave... Desejava arduamente que todos vocês esquecessem para sempre o sorriso que um dia vos fez sonhar ou simplesmente sorri... Preferia que me esquecessem do que me lembrassem pela metade e fizessem de outros o MEU sorriso...

Anónimo disse...

Texto medíocre, não tem o brilhantismo dos anteriormente publicados. Mais parece escrito por uma adolescente daquelas bem complicadinhas, mimadas e chatas, que gostam de fazer género só para chamar a atenção. Não gostei.