Seguidores

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Porto: Livraria Lello eleita a 3ª mais bela do mundo


A Livraria Lello, no Porto, foi eleita a terceira mais bela do mundo, pelo jornal The Guardin, que a considera «divina». Contudo, a antiga igreja de Maastricht, na Holanda, transformada na casa dos livros, é a que aparece no topo da lista.


«É um motivo de orgulho para os portugueses e aumenta as nossas responsabilidade, afirmou o proprietário da Lello, Antero Braga, na edição desta quinta-feira do Diário de Notícias. Contudo, «construída de raiz», não conhece nenhuma tão bonita, referiu o responsável.
Antero Braga destaca dois estabelecimentos, que se aproximam do seu, nomeadamente El Ateneo, na Argentina, que a publicação britânica colocou em segundo lugar, e a Rizzoli, nos EUA. Apesar de tudo, os dois espaços foram transformados, não tendo sido, desde sempre, habitados pelos livros.
Fundada em 1906, a livraria da Rua das Carmelitas, frente à Torre dos Clérigos, estende-se por dois andares, mantendo a traça original. O edifício, projectado por Xavier Esteves, foi construído em estilo neogótico e as enormes estantes iluminadas albergam cerca de «120 mil títulos diferentes», em várias línguas.
«É com pequenos pormenores», diz Antero Braga, que uma livraria tradicional resiste à concorrência das grandes superfícies e dos grandes grupos livreiros. «Temos clientes em Lisboa, no Algarve e Brasil», porque «nunca dizemos que o livro está esgotado, apenas não o temo de momento», mas «o cliente tê-lo-á nas mãos dentro de dias».


Para quem não conhece vale a pena visitar...

Sem comentários: